Na última terça-feira (24/3) foram realizados os primeiros testes com o drone Pelicano 2020, da SkyDrones, equipamento para desinfetar áreas publicas na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

Representantes da empresa estiveram reunidos com o Diretor de Inovação e com o Secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura de Porto Alegre, em conjunto com representante do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a fim de testar e validar um protocolo de desinfecção de áreas públicas com aeronaves não tripuladas.

Esse procedimento já foi adotado em outros países, especialmente na China, e em breve deverá estar disponível para os órgãos públicos locais.

Vantagens da aplicação com o drone Pelicano 2020:

  • Alta eficiência (um drone substitui 10 pulverizadores costais)
  • Controle de área aplicada
  • Histórico digital de aplicação
  • Segurança (muito menos contato humano com a operação)

Drones contra a pandemia

Em março de 2020, chegou ao Brasil o novo Coronavírus. Desde janeiro, a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Governo chinês trabalham juntos para controlar a disseminação do vírus. Atualmente esse é um desafio enfrentado por quase todos os países ao redor do mundo.

No dia 18 de março passado, a China anunciou que, na província de Wuhan – o epicentro da pandemia – não foi reportado nenhum caso novo, resultado das políticas de controle e de limpeza para proteção de locais de risco.

A SkyDrones, seguindo o exemplo de empresas chinesas que estão ajudando a população a enfrentar a pandemia, disponibiliza sua tecnologia e conhecimento para proteger a população Brasileira, seguindo os protocolos de aplicações desenvolvidas pela Agência de Saúde da China.

A empresa desenvolve, comercializa e presta serviços com drones pulverizadores há mais de quatro anos, com principal aplicação na área da agricultura, sendo uma das pioneiras no uso desse equipamento no Brasil.

No início de 2016, nosso drone Pelicano ganhou da mídia o apelido de “Zika Killer”, por se mostrar uma eficiente ferramenta de controle ao mosquito Aedes aegypti.

No ano de 2020, o Pelicano (em sua nova versão 2020) possui novamente a chance de se mostrar ferramenta importante na desinfecção de zonas de risco. O equipamento possui um tanque removível de 10 litros para aplicar o produto desinfetante.

Um drone possui a capacidade de aplicar diariamente uma média de 25 hectares (250.000 metros quadrados), de forma automática – através de GPS e aplicativo – ou de forma controlada, pelo rádio controle e piloto treinado.

O drone pode ser utilizado para desinfetar áreas habitadas, entre elas, áreas públicas, prédios e objetos de rua. Agora, além de serem utilizados na agricultura, os drones podem oferecer uma ajuda rápida e eficiente na proteção contra a COVID-19, através da aplicação de desinfetantes, normalmente a base de cloro e água.

Com informações da SkyDrones