Com o intuito de centralizar informações e ajudar na divulgação acerca da pandemia de COVID-19 no Vale do Ribeira/SP, a startup LocalSIG localizada em Registro, interior de São Paulo, desenvolveu um mapa interativo com a distribuição e evolução dos casos nos 23 municípios da região, utilizando tecnologias livres e equipamentos de baixo custo.

A equipe utilizou o software de sistema de informações geográficas livre com integração ao banco de dados geográfico e para publicação dos dados foi utilizado a plataforma de web mapa livre. Para a hospedagem da plataforma, foi utilizado um microcomputador de tamanho reduzido de placa única com sistema operacional livre.

A atualização das informações é feita diariamente através da divulgação dos sites oficiais e redes sociais pelos órgãos municipais, porém ainda se encontra dificuldades para encontrar essas informações e em alguns casos, as prefeituras utilizam metodologias diferentes para contagem de casos suspeitos.

O site ainda traz um dashboard com o resumo da situação e gráficos com a evolução dos casos suspeitos, também desenvolvido com tecnologias livres.

Com a expertise da equipe, o banco de dados pode ser expandido a outras regiões, também pode haver maior detalhamento nas informações divulgadas.

Os desenvolvedores buscam parcerias para continuar com o trabalho e expandir o número de informações, tendo em vista que tem sido útil a população, tendo mais de 3 mil acessos. Também podem ser úteis ao poder público como suporte a decisão para medidas de intervenções.

É possível acrescentar outros dados, tais como, casos de dengue, Chikungunya, zika e outras doenças, pode também utilizado para cadastrar onde se concentra as pessoas mais vulneráveis e que tem acompanhamento do programa Saúde da Família ou ação já realizadas no município.

Com a utilização de tecnologias livres e o emprego de equipamento de baixo custo, é possível criar soluções para divulgação e sistema de suporte as decisões estratégicas.

O mapa dashboard com o resumo das informações e o mapa interativo está disponível no link http://localsig.com.br/covid.