A Aeroguard, startup de tecnologia voltada a soluções para o mercado de segurança pública e privada, oferece licenças de dois de seus principais softwares para auxiliar as Forças de Segurança no combate ao Coronavirus.

Participante confirmada na próxima edição da DRONEShow 2020, Seminário Geo & Drones na Segurança, e convidada pela Organização do evento a contribuir com soluções no combate ao Coronavirus, fez sua parte: está disponibilizando licenças de software e trabalho voluntário de implementação e suporte, sem nenhum custo, para as Forças de Segurança desenvolver suas atividades regulares, e as novas surgidas, nesse importante momento social.

Um deles é o AEGIS LINK, voltado ao emprego de drones.
Segundo seu Diretor Executivo, Guilherme Gimenez Prado, uma das principais necessidades percebidas ao se empregar drones nos processos de segurança é ter acesso, em tempo real, às imagens coletadas por suas câmeras, e enviá-las para os Centros de Comando e Controle, Centrais de Segurança ou monitoramento, para sua análise, tomada de decisão e emprego dos recursos humanos e materiais.

Muitas vezes, para esse fim, são utilizados aparelhos físicos, chamados encoders, ou a composição de outras soluções ainda mais complexas, e que podem vir a apresentar mal funcionamento pela inconsistência de qualquer uma das partes empregadas, como corpo dos dispositivos, cabos conectores, baterias etc. Além disso, sua adoção não é rápida, pois depende de aquisição, recebimento, inclusão em inventário patrimonial, controle de usuário, manutenção preventiva e corretiva, obsolescência, para nos limitar a esses.

O software disponibilizado pela Aeroguard para as Forças de Segurança, será enviado on-line e configurado à distância, sem a necessidade da presença física dos técnicos, e pode entrar em funcionamento no mesmo dia, contribuindo em muito nessa gestão de imagens, e até mesmo na segurança do profissional, uma vez que ele deixa de se preocupar com isso e foca em sua segurança pessoal e na segurança do voo.

Para o emprego de bodycams a Aeroguard fornecerá o AEGIS SOLO. Trata-se de um software que pode ser instalado em qualquer celular com o sistema operacional Android 8.0 ou superior, e transforma o mesmo em uma bodycam, permitindo aos Centros de Comando e Controle, Centros de Operações ou monitoramento a obtenção da localização, áudios e vídeos, de situações a que os profissionais de segurança serão expostos nesse enfrentamento à pandemia, contribuindo com sua segurança pessoal e o emprego racional dos recursos humanos e materiais.

Quando o profissional utilizar essa solução fixa ao painel ou guidão de uma viatura, igualmente é possível a coleta de imagens, áudios, vídeos, o gerenciamento da frota, e o que mais a imaginação do Gestor de segurança puder criar, adaptando-se aos processos de segurança já existentes e aos novos que estão sendo criados, frente a esse novo desafio.
Com as mesmas vantagens do link de drone acima citado, sua adoção é imediata e não demanda tempo e recursos com aquisição, bastando apenas disponibilizar um celular Android.

Segundo o Coronel da Reserva Paulo Ramalho, curador do Seminário Geo & Drones na Segurança, a principal vantagem na adoção das duas soluções é a integração do plano 2D, controlado pelos profissionais de segurança que se deslocam à pé ou de viaturas, e o eixo vertical obtido através do emprego dos drones, colocando suas câmeras em qualquer posição espacial, cobrindo qualquer ponto cego não abrangido por eventuais câmeras fixas existentes, criando um verdadeiro plano 3D de Gestão, volumétrico.

A Organização da DRONEShow, nas pessoas de seus Gestores, Emerson Zanon Granemann e Eduardo Freitas, e através de seu corpo de Curadores, continuam a fomentar o desenvolvimento de novas soluções que empreguem Geotecnologias, Drones, Satélites, e outros recursos possíveis a auxiliar todos os nossos valorosos profissionais que se encontram na linha de frente, a enfrentar e vencer esse novo desafio da humanidade.

As Instituições e Gestores Públicos interessados poderão participar, manifestando seu interesse através dos canais de contato da empresa, disponíveis no site www.aeroguard.com.br .

É a sociedade civil desempenhando seu papel, apresentando soluções inovadoras, isolada socialmente apenas de forma física.