Estamos vivendo uma transformação digital no dia-a-dia das empresas em época de COVID-19, principalmente na evolução e ou adaptação dos processos no auxílio a tomada de decisão.

Mas você já se perguntou como as imagens coletadas por satélites de observação da Terra podem ajudar em momentos como esse de isolamento social?

Um bom exemplo disso é o monitoramento sistemático realizado com uso de imagens de alta ou altíssima resolução espacial.

Mas por que pode ser tão importante? A resposta é simples, o monitoramento remoto traz recursos eficazes e com maior eficiência na detecção e alteração de alvos, sejam em situações de monitoramento para áreas urbanas, florestais, dutos e gasodutos (pipeline) ou de reservatórios, principalmente nesse momento em que muitos profissionais estão trabalhando em regime de home office.

Até pouco tempo, o monitoramento era feito exclusivamente através de visitas a campo com equipe altamente qualificada e com infraestrutura adicional para apoio a fiscalização.

Esses profissionais, além de capacitados e com uma grande expertise, atuam com olhar clínico na operação das empresas em busca de alguma anormalidade ou ilícito.

E com essa paralização momentânea que estamos vivendo, como as empresas estão atuando?

Inicialmente irei apresentar dois casos como exemplos:

Neste case, trago o exemplo do monitoramento do território de um município, onde infelizmente as equipes de campo não podem estar todo tempo nos locais desejados e o ilícito nunca avisa quando irá agir.

Agora imagine a equipe de fiscalização de uma prefeitura gerenciar e fiscalizar o território do município com pouquíssimos fiscais?

Muitas vezes, apenas são atendidas aquelas denúncias que chegam através da central de atendimento, site ou redes sociais. Mas com tantas solicitações, o que e como analisar primeiro?

No caso do monitoramento de faixa de servidão dutos/gasodutos (pipeline) existe uma grande dificuldade de monitorar locais onde as estruturas estão em áreas remotas ou de difícil acesso.

Esse é um grande desafio para as equipes de fiscalização do empreendedor, de tal forma que possam agir rapidamente e em tempo hábil para evitar qualquer problema que possa impactar a operação.

Como a tecnologia pode resolver os problemas para os dois casos?

Com o monitoramento remoto realizado de formar sistemática com uso de imagens de satélite e algoritmos computacionais, muitas instituições e empresas estão se apoiando nessas tecnologias para resolver as lacunas existentes nos processos de fiscalização e aprimorá-los, recebendo dados de alertas e notificações de ocorrências identificados a partir do uso das imagens.

Usando soluções baseadas em tecnologias de Sensoriamento Remoto e SIG, a plataforma de monitoramento da Visiona, que reúne mais de 20 satélites de alta e média resolução espacial (óptico e radar) em conjunto com recursos de análises dessas imagens para a geração de alertas de detecção de mudanças, permite aos seus usuários maximizar as análises que realizam para apoiar a tomada de decisão, permitindo saber onde, como e quando iniciou um determinado processo, além de saber o que está acontecendo sem necessidade de ir a campo.

Muitas empresas estão aprimorando seus processos de fiscalização com o uso dessas tecnologias, de tal forma que suas equipes de fiscalização continuem atuando de forma mais eficaz mesmo estando trabalhando em regime de home office, e principalmente, resguardando as questões de saúde e integridade de seus profissionais, fator importante em época de isolamento social em que estamos atualmente.

*Leonardo Machado – Business Development Manager na Visiona Tecnologia Espacial