O Serviço Florestal Brasileiro publica no último dia 7 de abril a edição especial do Boletim Informativo do Cadastro Ambiental Rural (CAR) com os dados declarados pelos produtores e possuidores até 31 de janeiro de 2020.

O documento traz o recorte da situação da inscrição, análise e regularização ambiental de imóveis rurais no Brasil. A inovação dessa edição é que o estudo foi feito separadamente por cada bioma brasileiro.

A diretora de Cadastro e Fomento Florestal do Serviço Florestal, Jaine Cubas, informa que:

“o Boletim do CAR é publicado mensalmente pelo SFB desde maio de 2015, apresentando a evolução do cadastramento em nível nacional. Anualmente, é publicada uma edição especial com dados mais detalhados sobre as informações ambientais declaradas. Nesta essa edição foi realizado um recorte para cada um dos Biomas Brasileiros, que ainda não tinha sido feito até então”

Segundo a diretora, os dados do CAR podem ser acessados pelo Módulo de Consulta Pública, onde é possível realizar o download de todas as informações vetoriais declaradas, sendo que a plataforma é atualizada a cada três meses.

Os dados do CAR são informações estratégicas a serem utilizadas pelo setor público e privado para a produção de políticas públicas para a promoção da regularização ambiental nos imóveis rurais, dentre os mais diversos fins.

O boletim aponta que existem 6,4 milhões de imóveis cadastrados na base de dados do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) numa área de 544 milhões de hectares.

O diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto, declara que o Sicar é maior cadastro do país e reúne informações estratégicas.

“Os dados do CAR dão a radiografia ambiental das propriedades rurais do Brasil, representam uma importante ferramenta para o planejamento da ocupação territorial do país e de políticas públicas para implementação do Código Florestal Brasileiro. Um dado importante é que mais de 3 milhões de produtores rurais já declararam adesão aos Programas de Regularização Ambiental, assim, estamos trabalhando na entrega do sistema de análise dinamizada dos cadastros para cumprirmos a nossa missão ”

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tem a competência de gerir o SICAR e coordenar o CAR, no âmbito federal e apoiar a sua implementação nos estados. Além disso, apoia e acompanha tecnicamente os Programas de Regularização Ambiental (PRA), uma vez que a inscrição do imóvel rural no CAR é a porta de entrada para os proprietários/possuidores rurais terem acesso aos PRAs. O CAR também permite acesso aos programas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), às Cotas de Reserva Ambiental (CRA), ao crédito rural e seguro agrícola, a descontos tributários, entre outros benefícios.

O estudo levanta ainda informações detalhadas sobre as áreas de Reserva Legal, as áreas remanescentes de vegetação nativa, o número de nascentes, as áreas de preservação permanente, assim como, o número de cadastros por tipo de imóvel, número de imóveis rurais por módulos fiscais, área dos cadastros por tipo de imóvel e a área dos imóveis rurais por módulos fiscais.

Para acesso ao boletim completo.