A fabricante DJI anunciou o lançamento do Mavic Air 2. Dobrável, compacto e com funcionalidade 8K, o novo drone oferece recursos que tornam simples e segura a captura de conteúdo de alta qualidade no ar.

Um sensor de câmera maior, aliado a modos de voo avançados e programados, proporciona fotos e vídeos de alta resolução que podem ser facilmente capturados.

Com o Mavic Air 2, os pilotos de drones podem capturar imagens com novos recursos autônomos e transformar seu conteúdo com as funcionalidades de edição no aplicativo.

“O Mavic Air 2 é um marco para nós. Demonstra que, até o momento, o drone mais inteligente da DJI para o público final não precisa ser o maior”

Roger Luo, presidente da DJI

E o presidente da DJI complementa:

“Enquanto o Mavic Air 2 tem todas as características da família de drones Mavic, tivemos que repensar completamente seu processo de design e desenvolvimento. Nosso objetivo era criar um drone que oferecesse a melhor experiência geral possível até para pilotos novatos. Esperamos que nossos drones possam ajudar a aumentar a criatividade, tornando-se uma experiência divertida e educacional a ser desfrutada mesmo neste momento sem precedentes na história”

Recursos para criação de imagens

O novo Mavic Air 2 reimagina como o conteúdo de qualidade pode ser capturado em um drone portátil e dobrável. O drone é o primeiro da série Mavic a oferecer vídeo 4K a 60 qps e 120 Mbps. Além disso, os usuários podem gravar conteúdo exclusivo usando vídeo HDR, câmera lenta 4X em 1.080p a 120 qps ou câmera lenta 8x em 1.080p a 240 qps.

Os pilotos podem gravar imagens de 12 megapixels ou escolher um novo recurso de alta resolução e 48 megapixels que fotografa com detalhes impressionantes, enquanto um estabilizador triaxial ajuda a compensar a trepidação da câmera para criar imagens suaves e estáveis, mesmo em cenários imprevisíveis.

Aproveitando ao máximo o grande sensor Quad Bayer de 1/2 polegada, o Mavic Air 2 permite elevar a criatividade com um conjunto de modos de captura de imagem.

O recém-adicionado SmartPhoto registra fotos de 12 megapixels usando análise de cena avançada e aprendizado profundo para escolher automaticamente uma das três opções de captura de imagem:

  • Fotos em HDR – o Mavic Air 2 captura automaticamente sete de várias exposições, mesclando-as para criar uma imagem dinâmica.
  • Hyperlight: o Hyperlight foi projetado para cenários com pouca luz, tirando várias fotos e mesclando-as para obter uma imagem nítida e com menos ruído, o que geralmente ocorre em cenas com pouca luz
  • Reconhecimento da cena: ao fotografar neste modo, o Mavic Air 2 pode reconhecer cinco categorias, incluindo pôr do sol, céu azul, grama, neve e árvores, otimizando as configurações para fazer a fotografia se destacar, trazendo o mais alto grau de cor, detalhes e tons

Desempenho de voo

Pesando em torno de 570 gramas, o Mavic Air 2 apresenta novos motores, novos controladores eletrônicos de velocidade (Electronic Speed Controller, ESC), tecnologia aprimorada de bateria e um design aerodinâmico para fornecer tempo máximo de voo de até 34 minutos.

A tecnologia de transmissão OcuSync 2.0 proprietária da DJI foi atualizada para fornecer um feed de vídeo HD confiável do drone, a uma distância máxima de 10 km.

O OcuSync 2.0 suporta bandas de frequência de 2,4 GHz e 5,8 GHz e usa um recurso de comutação automática para alternar entre os dois com base na força do sinal, enquanto a tecnologia anti-interferência bloqueia sinais indesejados para manter o feed de vídeo limpo.

Segurança

O Mavic Air 2 está equipado com novos recursos de segurança sem precedentes para ajudar a tornar o voo o mais seguro possível. Os sensores de obstáculo na parte frontal e traseira do drone avisam os pilotos quando estiverem muito perto de um objeto e também podem ser configurados para impedir que o drone se aproxime, evitando colisões.

Sensores adicionais e luzes auxiliares na parte inferior do Mavic Air 2 auxiliam em várias funções, incluindo aterrissagem suave e automática, mesmo com iluminação difícil. O Mavic Air 2 também vem equipado com solução de geofencing GEO para ajudar a manter os drones longe dos locais de maior risco, como aeroportos movimentados.

Os Sistemas Avançados de Assistência de Pilotagem (Advanced Pilot Assistance System, APAS) 3.0 oferecem voo automático otimizado para os drones DJI. Quando os usuários habilitam o APAS 3.0, à medida que os obstáculos entram no caminho do drone, o Mavic Air 2 criará um novo caminho ao redor, embaixo ou sobre o objeto, para evitar colisões, dando aos pilotos a confiança de voar em situações mais complexas, concentrando-se em capturar suas imagens.

Usando o mapeamento 3D, a versão atualizada ajuda a obter transições suaves e movimentos mais fluidos em torno de objetos, mesmo em ambientes altamente complexos.

De acordo com a visão de elevação de segurança de 10 pontos da DJI, publicada no ano passado, o Mavic Air 2 também é o primeiro drone de consumo da empresa projetado para incluir a tecnologia AirSense, que fornece segurança aprimorada, alertando pilotos de outras aeronaves nas proximidades.

O AirSense usa a tecnologia da aviação conhecida como ADS-B para receber sinais de aviões e helicópteros próximos, exibindo sua localização na tela de controle do piloto do drone. À medida em que essas outras aeronaves se aproximam do drone, o AirSense manda mensagens por meio de sons e vibrações, aumentando a conscientização e a capacidade do piloto de mover o drone com segurança.

“A DJI tem um compromisso inabalável de aprimorar a segurança dos drones com tecnologia, e o Mavic Air 2 implementa mais uma solução pioneira de segurança para as operações”

Brendan Schulman, vice-presidente de política e assuntos jurídicos da DJI

O VP complementa:

“Nosso compromisso ambicioso em instalar o ADS-B em nossos novos modelos de produtos significa que o Mavic Air 2 será a maior implantação única do mundo da tecnologia de receptores ADS-B, cumprindo e promovendo nossa visão como líder do setor em esforços voluntários de segurança”

Recursos inteligentes


O Mavic Air 2 conta com recursos inteligentes otimizados, permitindo que os usuários gravem de forma rápida e fácil imagens e vídeos que merecem ser compartilhados com o mundo.

O FocusTrack é um recurso de rastreamento avançado e oferece três modos de captura diferentes:

  • ActiveTrack 3.0: selecione um alvo para o Mavic Air 2 seguir automaticamente. A terceira iteração do ActiveTrack usa tecnologia de mapeamento de última geração e novos algoritmos de rota de voo para oferecer reconhecimento aprimorado do alvo, prevenção de obstáculos e a capacidade de reativar rapidamente o alvo se ele se mover temporariamente atrás de um objeto
  • Ponto de Interesse 3.0: define uma rota de voo automatizada em torno de um alvo específico. A iteração atualizada melhora o reconhecimento da superfície para rastrear melhor os alvos dinamicamente
  • Spotlight 2.0: encontrado em drones DJI profissionais, o Spotlight mantém o alvo enquadrado enquanto o usuário opera livremente o movimento do drone

Um recurso Hyperlapse traz o apelo visual do Timelapse, mas com o elemento adicional do drone em movimento. Pela primeira vez, o Hyperlapse pode ser filmado em uma resolução máxima de 8K, enquanto os pilotos podem escolher quatro modos de voo, incluindo modo Livre, Órbita, Bloqueio de curso e Trajetória.

Os pilotos também podem escolher entre várias manobras de voo pré-programadas, conhecidas como QuickShots, que usam um estabilizador triaxal motorizado e estabilização eletrônica de imagem para qualidade de vídeo incomparável. Basta tocar o modo desejado e o Mavic Air 2 criará conteúdos cinematográficos automaticamente. Pilotos podem escolher Rocket, Circle, Dronie, Helix, Boomerang ou Asteroid.

Aplicativo, edição e acessórios

Uma versão atualizada do aplicativo DJI Fly adiciona funcionalidades mais avançadas ao Mavic Air 2, mantendo a navegação amigável. Novos tutoriais ensinam as informações básicas sobre o drone para os usuários, permitindo que comecem a voar e capturem imagens atraentes com rapidez.

Os recursos de edição no aplicativo, fáceis de usar, tornam o aplicativo DJI Fly uma ferramenta completa para editar e ajustar as imagens capturadas.

O Mavic Air 2 será suportado por uma série de acessórios úteis adicionais, incluindo bolsa de transporte, conjuntos de filtros ND, protetores de hélice, estojo protetor, suporte para tablets para o controlador e cobertura do monitor.

Disponibilidade

Inicialmente, o Mavic Air 2 está disponível para compra imediata na China. A previsão de chegada do drone no Brasil é a partir da segunda quinzena de junho. No entanto, as pré-vendas se iniciam no dia 20 de maio na loja online e em todos os revendedores autorizados.

Para saber mais sobre o Mavic Air 2, visite: www.dji.com/mavic-air-2.

Imagens: Divulgação