O setor de Drones profissionais recebe atenção crescente no Brasil, à medida que os RPAs (Aeronaves Remotamente Pilotadas) são utilizados de forma cada vez mais ampla dentro das atividades econômicas do país.

No setor agrícola e florestal, a aeronave SenseFly eBee tem atuação destacada.

A gigante Klabin S.A. recentemente obteve os Certificados CAER, que permitem a operação BVLOS (além do alcance visual do piloto) de duas aeronaves SenseFly, comercializadas no Brasil pela Santiago & Cintra Geotecnologias.

A obtenção do CAER habilita as aeronaves com Projeto Autorizado na ANAC a voarem dentro do escopo aprovado. No caso do SenseFly eBee, esse certificado atesta a conformidade com o projeto para voos BVLOS.

A série SenseFly eBee foi a primeira com Projeto Autorizado pela ANAC para realizar voos BVLOS. No entanto, a Autorização ANAC não habilita, automaticamente, todas as aeronaves em operação no país a voarem nesse escopo. Para desfrutar da capacidade de voos BVLOS, aprovada na ANAC, cada operador deve obter o Certificado CAER para sua aeronave SenseFly.

Lucas Florêncio (esquerda), Sócio AL DRONES e Marino Moreira (direita), Supervisor da equipe de RPAs da Klabin S.A.

O CAER é obtido através da modificação e vistoria técnica executada pela empresa de Engenharia & Consultoria AL DRONES, responsável pela condução da Autorização de Projeto ANAC das aeronaves SenseFly.

“O propósito é obter o CAER para todas as aeronaves com Projeto Autorizado ANAC, permitindo que todos os operadores possam voar dentro da Regulamentação Aeronáutica”

André Arruda, sócio da empresa

Com o CAER, os Drones SenseFly eBee passam a ser capacitados para voar BVLOS. Isso traz um grande retorno em produtividade, alavancando a utilização dessas aeronaves dentro do setor agrícola e florestal, como é o caso das aeronaves certificadas da KLABIN S.A., a maior produtora e exportadora de papéis do Brasil.

“Possuir um RPA com Projeto Autorizado na ANAC, e não obter o CAER dessa aeronave, é como possuir um carro de altíssima performance, sem o emplacamento devido. A qualquer momento, um policial certamente exigirá explicações!”

Lucas Florêncio, sócio da AL DRONES

A obtenção do CAER para voos BVLOS das aeronaves SenseFly significa um grande avanço na aviação do país. É um passo importante para a profissionalização do setor de Drones, habilitando os equipamentos com Projeto Autorizado a serem legalizados no escopo aprovado pela ANAC.

Para maiores informações sobre como obter o CAER e legalizar sua aeronave SenseFly eBee para voos BVLOS, entre em contato com a AL DRONES:
www.al-drones.com.br
contato@al-drones.com.br