A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), prepara um novo desafio para os amantes da área espacial, o 1° Hackathon Espacial da AEB. Os interessados em participar da competição têm até 9 de maio para se inscrever.

O Hackathon Espacial da AEB vai buscar soluções para mitigar os impactos causados pela Covid-19 nas atividades espaciais e observar a relação intrínseca dessa mitigação para a população na Terra, além de elucidar possíveis benefícios das tecnologias espaciais.

As inscrições podem ser feitas com equipes compostas por até cinco estudantes do 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental e Médio, coordenadas por responsáveis, monitores ou professores acima de 18 anos. Ao fazer a inscrição, as equipes devem preencher um formulário, usando o link no edital do Hackathon.

A ideia da maratona, promovida pela AEB, surgiu inicialmente no Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo (CVT-E) e faz parte de uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Parnamirim. A competição tem como objetivo incentivar pesquisas a fim de solucionar problemas que ocorrem antes, durante e depois de missões espaciais. Também podem ser consideradas as consequências para a população na Terra e possível mitigação do alastramento de um vírus dentro da Estação Espacial Internacional (ISS).

Durante o Hackathon Espacial, os participantes podem propor soluções por meio de textos, projetos de modelagens 3D, protótipos de aplicativos e jogos, projetos de comunicação, canvas de negócios, maquetes eletrônicas ou virtuais, entre outros trabalhos que possam resolver os problemas ocasionados pela Covid-19 nas atividades espaciais. As equipes deverão enviar um arquivo da apresentação de seus trabalhos em PDF e um vídeo de até dois minutos relatando todas as atividades desenvolvidas durante o evento.

Para mais informações, acesse o edital completo do 1º Hackathon Virtual da AEB.

Imagem: Pixabay