O primeiro teste de ação de pulverização em Cuiabá (MT) foi realizado na última segunda-feira (4/5). No total, três equipamentos, com capacidade de 10 litros cada e podendo fazer de 15 a 20 voos em cada condomínio, foram utilizados pela Secretaria de Serviços Urbanos para a execução da atividade.

As ações previstas seriam realizadas de segunda-feira a sábado, inicialmente em 40 condomínios instalados em território cuiabano e que solicitaram ao Executivo as ações de pulverização. O planejamento era de que os drones fariam parte da operação pelo período de 90 dias. Na capital, existem cerca de  dois mil condomínios.

“Cuiabá é a capital brasileira com o menor número de mortes por Covid-19 e estamos buscando manter a cidade fora de um destaque negativo. Queríamos estar comemorando um total de zero de vítimas, mas isso não foi possível. Todavia, continuamos adotando todas as medidas necessárias para manter a população protegida”

Emanuel Pinheiro , prefeito de Cuiabá

Porém, em um anúncio feito nas suas redes sociais, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) suspendeu temporiariamente os serviços de desinfecção feito por meio de drones nos condomínios verticais e horizontais de Cuiabá, devido a questionamentos sobre o custo do serviço.

O emprego de drones nas ações de desinfecção seria uma sequência do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Município desde o dia 28 de março. Com diferentes ferramentas à disposição, no primeiro momento, o serviço foi colocado em prática por meio do uso de seis borrifadores costais e, posteriormente, ganhou o reforço de dois caminhões-pipa. 

Com esse aparato, em pouco mais de 30 dias de operação, 377 ações de desinfecção já foram realizadas. A iniciativa atende praças, parques, vias, canteiros e unidades de saúde. O cronograma é montado com base em relatórios técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, abrangendo os locais apontados com maior incidência do vírus.

Com informações e imagens da Prefeitura de Cuiabá