A aplicação da Inteligência Geográfica transforma a forma de cadastrar e visualizar os dados existentes dentro de uma Administração Pública. E neste sentido, a Plataforma GIS-Prefeitura da empresa geoEfficace veio para ajudar os Municípios a serem mais inteligentes e tecnológicos, organizando e integrando todos os dados de todas as Secretarias, os transformando em Informações Geográficas; e isso tudo com o menor preço do mercado.

São mensalidades que não impactam no orçamento municipal. Os dados urbanos e rurais de endereços, propriedades e edificações; de pessoas físicas e jurídicas; de proprietários, residentes e famílias; de alunos, pacientes, agricultores; de empresas e instituições; de obras e manutenções; de infraestruturas públicas; dados da produção agropecuária (animal e vegetal) e de animais domésticos; dados ambientais e do uso do solo; obras e manutenções; enfim, qualquer dado pode ser cadastrado sob o Mapa Municipal e se transformar em informação geográfica, tanto os que já existem como também os que vierem a existir.

Os cadastros ocorrem de forma prática, objetiva e intuitiva, sem complicação, via WEB de dentro das Prefeituras e via APP (Aplicativo) em campo, sendo um sistema amigável e fácil de se utilizar. As camadas geográficas de mapas já existentes em sistemas e softwares das Prefeituras são importados para nossa Plataforma, e na sequência, novas camadas podem ir sendo criadas dentro da Plataforma e o volume de dados vai aumentando com a interação com os mesmos.

A Plataforma possui ferramentas de desenho que possibilitam aos técnicos criarem qualquer tipo de mapa. Além de cadastrar dados e construir mapas, é possível interagir com cada dado ou item cartográfico (ponto, linha e polígono) existente, por meio de vinculação de registros de visitas e contatos, agendamentos de visitas, acompanhamento de processos administrativos (tarefas/atividades), gerenciamento de arquivos diversos.

Na Plataforma GIS-Prefeitura os dados de todas as pessoas físicas são cadastrados de forma colaborativa entre as Secretarias, e vão sendo preenchidos aos poucos, no dia-a-dia. Os dados cadastrados por profissionais de uma Secretaria são complementados por profissionais de outras; evitando assim “as ilhas” de dados que normalmente ficam em cada Secretaria.

Desta forma, dados sociais, sobre saúde e educação, são incrementados no cadastro de cada pessoa física, que por sua vez fica vinculada à sua residência (localização geográfica).

Em um mesmo sistema; agentes de saúde, agentes de endemias, assistentes sociais, conselheiros tutelares, fiscais sanitários, fiscais ambientais, fiscais de obras, fiscais tributários, fiscais agropecuários, motoristas, servidores públicos da área da educação, etc. registram suas visitas em poucos segundos, abastecendo cada visita com imagens, documentos e informações que ficarão no histórico de cada propriedade
urbana e rural, casa, apartamento, empresa, instituição, etc.

E é possível fazer toda a programação de visitas por meio da funcionalidade de agendamentos de visitas, e ao realizar as visitas encontrar a localização desejada por meio da função rota do Aplicativo.

E um Município com seus dados, informações, cadastros, registros de visitas, etc., organizados de forma geográfica, consegue ter diagnósticos precisos e assim tomar decisões assertivas em momentos de crises como as que estamos vivendo hoje; como por exemplo, de Saúde Pública (pandemias, epidemias) e Climática (seca, estiagem, deslizamentos de encostas, inundações, vendavais, granizo, etc.).

As ações para combater as crises e as suas consequências, bem como os prejuízos econômicos gerados, podem ser planejadas e melhor executadas se houver um auxílio tecnológico simples e objetivo, que permita a visualização geográfica, em forma de mapas, de todos os diagnósticos e prognósticos.

Na Plataforma GIS-Prefeitura, TODOS os dados cadastrados transformam-se em Mapas. É possível gerar Relatórios em Mapas de qualquer tipo de dado cadastrado.

Exemplos de Relatórios:

  • Mapas das pessoas físicas do Município as localizando por idade, sexo,
    estado civil, raça, renda, tipo de doença, escola em que estuda, profissão, ocupação,
    grau de instrução, beneficiário de programas sociais, etc.;
  • Mapas das propriedades existentes no Município, as localizando por zona
    (urbano/rural), localidade, bairro, quadra, tamanho (área e perímetro), rua/avenida, tipo
    de edificação (podendo especificar por diversas características), função (residência,
    edifício, empresa, indústria, imóvel rural, etc.), entre outros critérios;
  • Mapas de Rotas de Transporte Escolar gerado automaticamente conforme a
    localização dos alunos cadastrados;
  • Mapas de Rotas de Agentes de Saúde, Endemias, Assistentes Sociais, Fiscais,
    etc., conforme agendamentos de visitas realizados;
  • Censos: Populacional, Educacional, Social, Empresarial, Agronegócio,
    Urbano, Rural, etc.;
  • Mapas Agropecuários, localizando as propriedades rurais conforme os tipos
    de atividades e produções, áreas plantadas/colhidas, tamanho, localidade, etc.;
  • Mapas de Crises, mostrando a localização de pessoas com enfermidades e
    contaminações (por tipo); pessoas que residem em áreas de risco, propriedades
    (urbanas e rurais) com falta de abastecimento de água ou falta de tratamento de
    esgoto;
  • Mapas da Geração de Receitas, espacializando as propriedades que mais
    geram impostos, conforme a sua ocupação (IPTU, ISSQN, ICMS, etc.);
  • Mapas Ambientais, constando a localização de áreas de preservação
    permanente (APP), rede hidrográfica, nascentes, bacias hidrográficas, etc.;
  • Mapas de Infraestrutura, espacializando redes de água e esgoto, meios-fios,
    rede elétrica, rede de internet, canteiros, parques, cemitérios, etc.;
  • Geramos Mapas/Relatórios conforme a necessidade de cada Prefeitura.

Webinar: SIG Prefeitura e SIG Empresa

Dando sequência aos webinars MundoGEO e DroneShow de 2020, acontece na próxima terça-feira (19/5) às 14h (hora de Brasília) um evento com o tema SIG Prefeitura e SIG Empresa, em parceria com a empresa geoEfficace .

Será apresentado o novo Sistema de Informações Geográficas (SIG) Multifinalitário para Municípios/Prefeituras (territórios municipais) e para Empresas (territórios de atuação), em nuvem, com acessos WEB (navegador de internet) e APP (aplicativo).

A apresentação será de Vadenilson Patussi, Bacharel em Geografia (Geógrafo) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), formado no ano de 2004; Geomensor credenciado no INCRA desde 2005; Perito Judicial e Extrajudicial desde 2007; Responsável técnico (dentro das atribuições de Geógrafo e Geomensor) da empresa RESIDUA, entre 2007 e 2013; Empresário na empresa ENGENEO, entre 2013 e 2017, no ramo de prestação de serviços técnicos em Topografia, Geoprocessamento (e demais áreas das Geociências), Engenharia Civil e Meio Ambiente; Secretário Municipal de Planejamento e Gestão de Projetos do Município de Horizontina/RS no ano de 2017; Atualmente Empresário no ramo de Topografia e Engenharia na empresa GEOE, e também Empresário nos ramos de Tecnologia da Informação e Inteligência Geográfica na empresa geoEfficace.

Registre-se agora e marque na sua agenda

Após se registrar gratuitamente, você receberá um e-mail de confirmação com o link de acesso ao webinar. Será fornecido certificado de participação a todos que assistirem o evento ao vivo.