A Women in GIS Brasil busca trazer para os holofotes uma discussão e avaliação do mercado de trabalho para aqueles que estão seguindo ou pretendem seguir uma carreira dentro da área de Geotecnologias, propondo uma pesquisa rápida.

Diante de uma perspectiva de aquecimento do setor, combinado com a ascensão da Indústria 4.0, onde percebe-se um amadurecimento cada vez maior sobre os benefícios do uso das Geotecnologias, o objetivo é compreender como estão colocados os profissionais das diversas áreas que compõem esse cenário promissor.

A organização Women in GIS Brasil – que surgiu para promover ações para o desenvolvimento de profissionais nas atividades que envolvem Geotecnologias, principalmente em favor das mulheres, mas também de todos seus aliados – tem buscado trabalhar para superar a discriminação no trabalho, as diferenças salariais e o isolamento profissional. Busca trazer motivação e inspiração para todo e qualquer profissional que esteja ou pretenda desenvolver sua carreira neste setor.

Apesar da ausência de estudos específicos e recentes para o mercado de Geotecnologias, é gritante a percepção de aquecimento do setor em escala mundial, que deve ser refletida também em território nacional. Números de 2017 apontam grande valor de faturamento do setor de GIS, Aerofotogrametria, Observação da Terra, Agricultura de Precisão, entre outros. Em artigo recente, Emerson Granemann, destacou que os serviços que envolvem Geotecnologias e Drones movimentaram R$ 1,5 bi e geraram 100 mil empregos, apenas em 2019.

Assim, a organização Women in GIS Brasil enxerga o momento como sendo de grande importância para compreensão das principais características do mercado de trabalho e atuação com Geotecnologias no Brasil. Desta forma, idealizou uma pesquisa rápida para avaliar a realidade brasileira, que busca igualmente analisar a adoção de políticas de responsabilidade social nas organizações, na tentativa de traçar um panorama sobre questões de equidade, diversidade e inclusão social.

Para o sucesso desta ação e na expectativa de trazermos apontamentos importantes para os profissionais de Geotecnologias, conta com toda a comunidade do MundoGEO para responder e divulgar esta pesquisa e destaca, ainda, que esta é uma iniciativa da Women in GIS Brasil, e trata-se de uma pesquisa anônima e sem finalidade comercial. Os resultados serão utilizados em análises pelas voluntárias da organização e serão compartilhados em relatórios e infográficos para toda a comunidade.

Entre em contato:
womeningisbrasil@gmail.com

Siga nas redes:
https://instagram.com/womeningisbrasil
https://www.linkedin.com/company/womeningisbrasil