Altura é altura, certo? Olhe para um arranha-céu de Manhattan, ou para o Monumento de Washington, ou para um pico de montanha na Califórnia, e você imagina que amanhã terá a mesma altura de hoje.

Mas nos Estados Unidos, as alturas das estruturas, pontos de referência, vales, colinas e quase tudo estão prestes a mudar, pelo menos no que diz respeito ao nível médio do mar. A maioria ficará menor. Partes do noroeste do Pacífico encolherão cerca de um metro e meio e partes do Alasca um metro e oitenta centímetros, de acordo com Juliana P. Blackwell, diretora do National Geodetic Survey. Seattle será um metro e vinte e nove centímetros mais baixo do que é agora.

Isso porque a altura é apenas a altura em comparação com um ponto de referência – e os geodesistas, que calculam a forma, o tamanho, o campo gravitacional e a orientação da Terra no espaço ao longo do tempo, estão redefinindo o ponto de referência ou Datum vertical, do qual a altura é derivada. É uma tarefa difícil de matemática e física que, quando concluída, terá levado uma década e meia para ter sido realizada.

“Na escala em que os EUA estão trabalhando nisso, isso será muito importante”

Chris Rizos, presidente eleito da União Internacional de Geodésia e Geofísica e professor emérito de geodésia na Universidade de New South Wales, em Sydney, Austrália
Um estereógrafo do monumento de Washington em 1901. A altura dos monumentos, por enquanto, é de 169 metros. Créditos: Biblioteca do Congresso

A grande recalibração, chamada “modernização da altura”, faz parte de um esforço mais amplo da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) para estabelecer com mais precisão onde e como os Estados Unidos estão fisicamente no planeta. Espera-se que este novo Sistema Nacional de Referência Espacial, incluindo altura, latitude, longitude e tempo, seja lançado no final de 2022 ou 2023, disse Blackwell.

Ele substituirá os sistemas de referência da década de 1980 que estão um pouco torcidos, tendo sido derivados de cálculos feitos antes do advento de supercomputadores ou sistemas globais de navegação por satélite, como GPS.

Os erros de altura são ampliados à medida que se move diagonalmente pelo país, do sudeste ao noroeste. Uma das poucas áreas dos Estados Unidos que se espera manter a mesma altura ou subir muito pouco será a parte baixa da Flórida.

Blackwell complementa:

“Existe realmente evidências que mostram que todos os erros acumulados em nossa rede vertical são empurrados para o noroeste”

Leia o artigo na íntegra