O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos e grãos do mundo, e a agricultura de precisão está cada vez mais presente no campo, ajudando na expansão desse mercado. Outro mercado que vem crescendo exponencialmente é o de Drones, e que já vem tomando cada vez mais espaço nas lavouras.

Com isso, a Allcomp, empresa que oferece soluções para os mercados de topografia e agricultura, vem trabalhando forte no segmento dos drones pulverizadores, em parceria com a fabricante líder no segmento, a DJI. Como distribuidor oficial da DJI Agriculture, a Allcomp vem oferecendo soluções completas ao mercado brasileiro, com a conhecida estrutura e atendimento que seus mais de 20 anos de mercado lhe garantem.

As vantagens de se pulverizar com drones são muitas. Primeiramente, a possibilidade de fazer a aplicação em locais de difícil acesso, como áreas de morro e encostas, as quais não são possíveis pelas técnicas convencionais. Depois, a economia de produtos e água, sendo que o sistema de baixa vazão entrega qualidade e precisão, sem desperdício e protegendo o meio ambiente.

Ainda, elimina o contato humano com os defensivos, sendo que a técnica de aplicação manual é dispensada. O drone traz ainda alta agilidade no campo, tendo em vista que é uma ferramenta móvel e compacta, e que não demanda uma grande estrutura para se operar, em comparação com metodologias usuais nas lavouras.

E para cumprir essas tarefas, é necessário tecnologia e produtos de ponta. Atualmente, a Allcomp oferece dois modelos da linha DJI Agras para o Brasil, o MG1P, com capacidade de 10 litros de calda, e o T16, com tanque de 16 litros. Ambos voam com baterias de alta capacidade, que conseguem dispensar a calda em um único voo. Trabalham com sistema automatizado, bastando que o operador mapeie a área, indique a vazão em litros/hectare, a altura de voo e velocidade. Com isso, o drone faz todo trabalho, decola, se posiciona nas linhas definidas, calcula a pressão nas bombas para entregar a vazão correta, e retorna ao ponto de recarga após pulverizar a calda completa. Seu rendimento pode chegar a 10 hectares por hora ou mais, dependendo do modelo, cultura, etc.

Uma das premissas da DJI sempre foi a segurança, e não é diferente nos drones agrícolas. O AGRAS MG1P, já vem embarcado com radar anticolisão, uma câmera FPV e diversos sistemas de redundância, os quais foram aprimorados ainda mais no novo AGRAS T16. Oferecem ainda opção de GNSS RTK, entregando precisão posicional de poucos centímetros.

Atualmente a linha DJI Agras é um modelo de negócio atraente para prestadores de serviço e também para produtores. Sua atuação é muito flexível, tendo resultados satisfatórios em culturas como milho, soja, café, banana, tomate, cítricos, algodão, cana, dentre outras.

Visando uma solução de ponta a ponta, a DJI ainda oferece um fluxo de trabalho completo, com opções de mapeamento com drones de menor porte, como a linha PHANTOM, o processamento no software DJI TERRA, o traçado do polígono dentro desse sistema, e a exportação do plano de voo para o drone pulverizador. O recentemente lançado PHANTOM 4 MULTISPECTRAL é mais uma ferramenta que se agrega a essa cadeia.

E para que toda essa solução funcione de forma eficiente, a Allcomp também oferece serviço de ponta a ponta. Desde atendimento técnico no setor comercial, fornecendo a solução certa aos seus clientes, passando por treinamento operacional de qualidade, o suporte técnico permanente para fazer com que tudo funcione como prometido, e um pós-vendas excepcional, mantendo estoque de peças de reposição e assistência técnica capacitada. Faça contato conosco para saber mais.

Por Rodrigo Roos, Eng. Cartógrafo e Agrimensor e integrante do dpto. comercial da Allcomp. Colaboração: equipe Allcomp