Mauro Menzori, professor da Unicamp, docente do Curso de Engenharia de Transportes comunica o lançamento do seu quarto livro intitulado: “Universal Transversa de Mercator (UTM) – Transposição de Fusos”.

As coordenadas plano-retangulares UTM passaram a ser exigidas em mapas civis e em registro de imóveis com a criação da Lei 10.267 de 2001.

O seu uso em trabalhos topográficos convencionais nunca foi necessário até então, embora a Geodésia e a Cartografia usassem as coordenadas plano-retangulares UTM de forma rotineira.

As características particulares da projeção cartográfica Universal Transversa de Mercator (UTM), como: a amplitude dos fusos, o fator de deformação angular, o fator de deformação linear a zona de redução, as zonas de ampliação e a zona de sobreposição de fusos merecem uma atenção redobrada, porque a exemplo de outras projeções cartográficas, a UTM contém deformações angulares e deformações lineares quando comparadas com a situação real no mundo real.

A experiência do autor com a projeção UTM remonta à década de 1980, quando ele iniciou as suas atividades profissionais, dando-lhe a segurança de abordar nesse livro todas essas particularidades da projeção ao tratar da Transposição de Fusos, um tema de extrema importância com raras publicações nacionais e internacionais a respeito.

O núcleo do livro detalha a experiência de transposição de fusos, que foi vivenciada pelo autor em diferentes ocasiões, sendo que um desses casos reais é tomado como um exemplo prático neste livro.

O livro já está disponível em diversas lojas.