Com o objetivo de fornecer mais informações sobre a pandemia de Covid-19, tanto para a população quanto para as autoridades públicas, Faissal Nemer Hajar, estudante de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), criou a plataforma colaborativa “Juntos contra o Covid” que mostra, por bairros, como está o risco de infecção em cada cidade e estado do Brasil.

A plataforma, de simples navegação, reúne perguntas claras, que são respondidas pela própria população, como estado de saúde, contato recente com pessoas infectadas ou viagens para países com alta incidência da doença, nos últimos 14 dias.

Com esses dados, tratados de forma anônima e seguindo as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o sistema utiliza um algoritmo validado pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para mostrar no mapa qual é o índice de risco em cada região (alto, médio ou baixo). O mapa é atualizado em uma periodicidade mínima de cinco minutos e pode ser encontrado no site https://juntoscontraocovid.org.

A plataforma conta com cerca de 150 mil respostas, mostrando-se extremamente eficiente, inclusive quando os dados são comparados à curva de casos confirmados na cidade. O sistema mostra o cenário em tempo real, ou seja, as informações podem ser utilizadas, por exemplo, para antecipar a situação em determinada região, ajudando assim na tomada de decisão para alocação de recursos pelas autoridades públicas.

Além deste benefício, os dados contidos na plataforma podem ajudar a população a ser mais cautelosa, caso resida ou necessite circular nas áreas de maior risco, e também empresas que se situam ou precisam fazer suas entregas nestas regiões.

O projeto, que começou com a ideia do Faissal em março de 2020, já tem um grupo de trabalho formado por professores e outros profissionais de diversas multinacionais, que motivado com a ideia de contribuir de alguma forma para o controle da pandemia, dedica parte do seu tempo, transferindo suas expertises em tecnologia, ciência de dados, comunicação, pesquisa e medicina, de forma totalmente voluntária.

O sistema, que foi desenvolvido pelo idealizador do projeto e cresceu com apoio das empresas de tecnologia Gebit e Cloudster, está hoje em sua terceira versão e conta com uma nova arquitetura e maior robustez, o que garante a disponibilidade mesmo com alto volume de acessos, como aconteceu recentemente, quando chegou ao pico de dois milhões/dia. Essa evolução foi conduzida pelos novos profissionais que se juntaram ao time de voluntários do projeto e que continuam focados em garantir as melhorias e boa performance da ferramenta.

O mapa, grande diferencial do sistema, foi disponibilizado pelo parceiro MapBox, uma das mais importantes empresas de plataforma digital de mapa e localização do mundo, que garante a alta performance e flexibilidade necessária para a evolução do projeto.

Além da equipe de voluntários, a rede de empresas apoiadoras também não para de crescer. A última aquisição foi a Across, Consultoria de RH com 23 anos de mercado, que está compartilhando seus conhecimentos e disponibilizando seus colaboradores para auxiliarem na expansão do projeto.

Outro parceiro é a Totvs Labs, divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da Totvs, que além da disponibilização de profissionais no projeto, fará a migração para Carol, a sua plataforma de inteligência artificial.

O conceito da plataforma, com dados fornecidos pela própria população, também já é utilizado na Alemanha e nos Estados Unidos. Entretanto, em nenhum caso a informação pode ser filtrada até chegar a um bairro específico, por exemplo.

Mais informações no site https://juntoscontraocovid.org.