A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), desenvolveu uma ferramenta online capaz de avaliar a maturidade de desenvolvimento de tecnologias para o setor espacial.

A ferramenta, denominada IMATEC, é baseada na metodologia technology readiness level da Administração Nacional de Aeronáutica Nacional e Espaço (NASA), que define uma escala de nível de maturidade tecnológica que permite avaliar o grau de desenvolvimento de uma tecnologia, variando de um, para sistemas ainda em concepção, até nove, para sistemas já maduros, considerados produtos tecnológicos.

A escala de TRL foi adaptada pela AEB por meio do seu equivalente nacional IMATEC ou Índice de Maturidade Tecnológica. Esse processo de adaptação foi recentemente publicado no Journal of Aerospace Technology & Management (JATM), revista técnico-científica do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), dedicada à publicação de artigos de interesse da comunidade aeroespacial internacional.

Inscreva-se no Webinar AEB: Encomendas tecnológicas – viabilizando compras públicas no Setor Espacial

O artigo foi publicado no Volume 12 de 2020 e é intitulado AEB Online Calculator for Assessing Technology Maturity: IMATEC, (em inglês) ou Calculadora Online da AEB para Avaliação de Maturidade Tecnológica: IMATEC. No artigo os autores descrevem a proposta do IMATEC e de um sistema online para avaliação automática acessível pela internet. O sistema online foi validado por meio de uma análise IMATEC exaustiva utilizando o satélite de pequeno porte SERPENS-1.

Um dos autores do artigo, o tecnologista da AEB, Ademir Xavier, destacou que apesar do IMATEC ter sido desenvolvido com foco na área espacial, pode ser usado por qualquer órgão governamental, empresas e interessados em enquadrar propostas próprias de desenvolvimento tecnológico usando a metodologia TRL/IMATEC.

A Tecnologista da AEB, Aline Veloso, também autora do artigo, explicou que a ferramenta IMATEC é inovadora por disponibilizar, de maneira acessível e segura, uma avaliação completa de maturidade de uma tecnologia permitindo observar, por meio de uma escala objetiva, o progresso do projeto em desenvolvimento, bem como planejar etapas futuras.

Acesse a ferramenta IMATEC.

Acesse e baixe gratuitamente o artigo.

Com informações da AEB. Imagem de capa: Pixabay