Com a utilização de um conjunto de modernas tecnologias geoespaciais, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizou a extensão da faixa de fronteira do Brasil com os países da América do Sul. Houve aprimoramentos na divisa no trecho do Uruguai até a Bolívia, mas sem ganho de território para nenhum dos países.

Webinar: IBGE e Fiocruz: Geoinformação ​​​​​​​no combate à Covid-19

Considerada de segurança nacional, essa área totaliza 1,4 milhão de quilômetros quadrados, o equivalente a 16,6% do território brasileiro. A faixa tem 150 quilômetros de largura ao longo dos 15 mil quilômetros de fronteira com as nações vizinhas. Internamente, ela compreende 588 municípios, sendo 432 totalmente dentro da faixa e 156 apenas parcialmente. Os dados foram divulgados na última segunda-feira (22/6) e estão disponíveis no Portal do IBGE.

Dois terços de toda a extensão da faixa de fronteira ficam na Região Norte, com destaque para os estados do Amazonas e do Acre. As regiões Sul e Centro-Oeste também têm terras situadas na área fronteiriça. Os estados do Sul são os que concentram a maior quantidade de municípios na faixa de fronteira, com 196 no Rio Grande do Sul, 139 no Paraná e 83 em Santa Catarina.

“Em função da melhoria de insumos, como as imagens de satélite de alta resolução, que permitem a ampliação da capacidade de visualização de detalhes das áreas, conseguimos aprimorar a divisa no trecho do Uruguai até a Bolívia”

Roberto Tavares, coordenador de Estruturas Territoriais do IBGE,

Tavares explica que não houve acréscimo nem perda de território em relação a nenhum país, apenas o delineamento mais preciso dos contornos.

Para realizar essas alterações junto aos 10 países que têm fronteira com o Brasil, o IBGE consulta a Comissão Demarcadora de Limites do Ministério das Relações Exteriores, órgão responsável pela demarcação e caracterização das fronteiras do país. Já a atualização do lado leste da faixa se dá pelo esforço das unidades estaduais e agências do IBGE em obter informações sobre a atualização de limites dos municípios.

A medição atual foi realizada a partir do Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS2000) e o cálculo de áreas foi feito por geoprocessamento. O IBGE já havia calculado a área da faixa de fronteira em 1941, utilizando tecnologias disponíveis à época.

IBGE divulga lista de 280 municípios defrontantes com o mar

O IBGE também divulgou a lista dos 280 municípios defrontantes com o mar. Maior país da América do Sul, com território que se estende por cerca de 47% da porção centro-oriental do continente sul-americano, o Brasil possui 25 mil quilômetros de fronteiras, sendo 10 mil quilômetros marítimos, junto ao Oceano Atlântico. No material apresentado, estão disponíveis ainda as áreas territoriais e as coordenadas das sedes municipais.

MundoGEO Connect e DroneShow 100% Online

Este ano, os eventos MundoGEO Connect e DroneShow vão acontecer no formato 100% online de 1 a 30 de setembro.

Serão 21 atividades, uma por dia (13 cursos, 7 seminários e 1 fórum), além de uma plataforma de conexões e negócios que vai permitir intensa interação entre os participantes e patrocinadores.

Confira a programação completa do MundoGEO Connect e DroneShow 2020 e faça sua inscrição antecipada para garantir sua vaga e um super desconto!