O Dia Internacional dos Asteroides das Nações Unidas, que acontece no próximo dia 30 de junho, destaca os esforços em expansão da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) para garantir o nosso futuro, compreendendo e abordando os riscos decorrentes de objetos próximos à Terra que podem impactar o nosso planeta.

“O trabalho da ESA e da comunidade internacional de defesa planetária é um ótimo exemplo de como lidar com este importante perigo. O impacto de um asteroide é um desastre natural que poderá ser possível evitar se o detetarmos com antecedência”

diz o Diretor-Geral da ESA, Jan Wörner

E complementa:

“Mesmo quando a probabilidade é baixa, governos e organizações internacionais como a ONU, ao trabalhar em conjunto, mostram que é possível preparar-se com antecedência e mitigar os danos causados por uma ameaça global que pode afetar qualquer pessoa, em qualquer lugar”

As atividades atuais da ESA incluem:

  • Estão decorrendo trabalhos de concessão detalhada na primeira missão de validação de defesa planetária da ESA: a sonda Hera voará para o par de asteroides Didymos em 2024, após a missão DART da NASA com lançamento previsto para o próximo ano, que desviará o asteroide menor.
  • As observações de longo prazo sobre asteroides da ESA foram retomadas, após uma breve pausa devido à pandemia de Covid-19. Asteroides próximos à Terra são identificados e rastreados a partir de vários telescópios na Europa e no mundo.
  • O Centro de Coordenação de Objetos Próximos à Terra (NEO) da ESA, na Itália, continua a coordenar observações de asteroides e a avaliar os riscos de objetos recém-descobertos, apesar dos sérios efeitos da Covid-19 naquele país.
  • O primeiro dos novos telescópios multióticos ‘Flyeye’ da ESA está em construção perto de Milão e facilitará a detecção automática de asteroides uma vez em operação.
  • As estações terrestres espaciais da ESA contribuíram com cobertura de comunicação para a missão Hayabusa2 do Japão, que agora se dirige para a Terra depois de coletar amostras de um asteroide.
  • A ESA está patrocinando um Grande Desafio sobre a Utilização de Recursos In Situ para a Lua e asteroides, permitindo que futuros exploradores façam uso de materiais encontrados no espaço. Suspenso temporariamente devido à pandemia de Covid-19, esta competição de 500 mil euros deverá ser retomada em breve.
  • A aeronave ‘Observador Geofísico Remoto de Asteroide em Miniatura’ da Agência (M-Argo) está prestes a passar pela sua Revisão Preliminar de Requisitos, onde especialistas declararão viável esta audaciosa missão. A missão Intercetor de Cometas da ESA, com lançamento previsto para o final desta década, aguardará no espaço por um corpo adequado – potencialmente até um cometa interestelar – para investigar.

ESA e Segurança Espacial

No âmbito do Programa de Segurança Espacial da Agência, que recebeu um importante impulso no financiamento do Conselho Ministerial Space19+ em novembro de 2019, a ESA está tomando medidas como parte de um esforço internacional para mitigar os riscos de asteroides.

O objetivo da ESA é coordenar a parte da Europa de um esforço global de defesa planetária, destinado a detetar, estudar e seguir asteroides, prever se e quando estes nos podem atingir e tomar medidas de mitigação, se necessário.

Dia do Asteroide da ONU

No dia 30 de junho de 1908, o impacto de Tunguska derrubou muitos milhões de árvores em 2,2 mil quilômetros quadrados de território siberiano, a apenas algumas horas de rotação da Terra da Europa – os resultados teriam sido desastrosos numa área povoada.

O Dia do Asteroide, um dia de campanha de conscientização endossado pela ONU para marcar essa data histórica, foi cofundado pelo astrofísico e famoso músico Dr. Brian May, do grupo de rock Queen, o astronauta da Apollo 9, Rusty Schweickart , o cineasta Grig Richters e a Presidente da B612, Danica Remy.

Dia do Asteroide TV apoiada pela ESA

Este ano, as atividades para marcar o Dia do Asteroide estão a realizar-se totalmente on-line e incluem um mês de Dia do Asteroide TV transmitido pela Asteroid Foundation, com sede no Luxemburgo, e que inclui programação da ESA, bem como os principais criadores de conteúdo, incluindo o Discovery Science, TED, IMAX, BBC, CNN, ESO e outros produtores educacionais.

A Dia do Asteroide TV transmitirá o Dia do Asteroide LIVE a partir do Luxemburgo, a partir do dia 30 de junho às 12:00 CEST, incluindo cinco horas de segmentos de programas da ESA e do Dia do Asteroide recém-produzidos para 2020, em inglês.

A ESA está também a planear novos segmentos de programas em holandês, francês, alemão, italiano e espanhol. Estes estrearão antes de 30 de junho.

Todos os segmentos serão transmitidos pela Internet e transmitidos ao público via AsteroidDay.org, via SES Satellite e a outras emissoras via satélite e CDN digital via Broadcasting Center Europe (BCE) da RTL.

Os segmentos também estarão disponíveis via ESA WebTV e pelo canal do YouTube da ESA.

Agenda de programação da ESA

Os segmentos de idiomas específicos do Dia do Asteroide 2020 da ESA estrearão na Dia do Asteroide TV (seguidos de repetições frequentes até 4 de julho) da seguinte forma:

  • Italiano 24 de junho 17:00-18:00 CEST
  • Alemão 25 de junho 17:00-18:00 CEST
  • Francês 25 de junho 18:30-19:30 CEST
  • Holandês 26 de junho 11:00-12:00 CEST
  • Espanhol 26 de junho 17:00-18:00 CEST
  • Inglês 30 de junho 12:00-13:00 CEST e 18:00-19:00 CEST

Mais informações e programação completa da transmissão em https://asteroidday.org/broadcast-schedule.

MundoGEO Connect e DroneShow 100% Online

Este ano, os eventos MundoGEO Connect e DroneShow vão acontecer no formato 100% online de 1 a 30 de setembro.

Serão 21 atividades, uma por dia (13 cursos, 7 seminários e 1 fórum), além de uma plataforma de conexões e negócios que vai permitir intensa interação entre os participantes e patrocinadores.

Confira a programação completa do MundoGEO Connect e DroneShow 2020 e faça sua inscrição antecipada para garantir sua vaga e um super desconto!