O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) declarou na última quinta-feira (25/6) estado de emergência fitossanitária nas áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, estados que podem ser afetados pela grande nuvem de gafanhotos que se desloca do Paraguai desde o dia 30 de maio.

Mesmo com as condições climáticas apontando para a baixa probabilidade da entrada dos insetos em território brasileiro, o governo deve elaborar um protocolo de controle para a praga e tomar ações em caráter de urgência, como a contratação temporária de profissionais para auxiliar no combate ao inseto.

A Schistocerca cancellata é a principal espécie de enxame na América do Sul subtropical e nos últimos dias causou pânico aos agricultores e afetou lavouras de milho, cana de açúcar e mandioca no Paraguai e na Argentina.

Diante da ameaça de prejuízo às lavouras brasileiras, a Agrize coloca suas aeronaves e sua tecnologia à disposição do governo federal para auxiliar no combate a essa praga. De hábitos alimentares noturnos, os gafanhotos podem instalar-se numa região para se alimentar, possibilitando a contenção do grupo com controle químico, por exemplo.

“As pulverizações aéreas por drones podem ser realizadas em pontos específicos onde houver maior concentração dos insetos, reduzindo riscos e aumentando eficiência de controle”

Gustavo Bachmann, Engenheiro Agrônomo e Piloto de RPA na Agrize

Além da contenção do grupo de gafanhotos, ainda há a preocupação com a possível reprodução dos insetos, que agravaria ainda mais o prejuízo dos agricultores.

“No caso da identificação de pontos de reprodução dos insetos, recomenda-se o monitoramento do local e início dos controles químicos nos estágios iniciais da praga para reduzir a população e evitar a dispersão dos mesmos para outras áreas”

As aeronaves remotamente pilotadas da Agrize têm a capacidade de realizar operações mesmo durante a noite, pois contam com tecnologia capaz de detectar as variações do solo e desviar de obstáculos de forma automática. Além disso, os drones são equipados com lanternas que auxiliam os operadores no controle do campo de visão.

MundoGEO Connect e DroneShow 100% Online

Este ano, os eventos MundoGEO Connect e DroneShow vão acontecer no formato 100% online de 1 a 30 de setembro.

Serão 21 atividades, uma por dia (13 cursos, 7 seminários e 1 fórum), além de uma plataforma de conexões e negócios que vai permitir intensa interação entre os participantes e patrocinadores.

Confira a programação completa do MundoGEO Connect e DroneShow 2020 e faça sua inscrição antecipada para garantir sua vaga e um super desconto!