A fabricante DJI lançou na última segunda-feira (29/6) uma plataforma online que identifica resgates realizados com auxílio de drones.

O Mapa de Resgates da DJI mostra como 400 pessoas ao redor do mundo foram salvas em mais de 200 emergências. O objetivo é que a plataforma seja atualizada continuamente conforme novos casos ocorrerem.

O Mapa da DJI foi compilado a partir de notícias e publicações nas redes sociais de fontes competentes, como departamentos de polícia, bombeiros e equipes de salvamento voluntárias. Cada entrada no mapa inclui o local e a data do incidente, uma breve descrição e um link para a história ou publicação original.

Para deixar a plataforma mais completa possível, a DJI busca incentivar as agências de segurança pública a compartilhar outros casos semelhantes para que novos casos possam ser incluídos.

“O Mapa de Resgates da DJI é a melhor referência mundial para a eficácia dos drones em emergências. A plataforma permite que o mundo possa visualizar de maneira clara a importância que os drones têm em encontrar pessoas perdidas, acelerar buscas, reduzir riscos para os socorristas e salvar vidas. Os funcionários da segurança pública já sabem como os drones são uma poderosa ferramenta de auxílio para o trabalho deles. Agora, o mundo todo poderá conhecer essas histórias incríveis de resgates, que estão concentradas em um único local online”

Romeo Durscher, diretor sênior de integração em segurança pública da DJI

É importante destacar que o mapa não inclui incidentes em que o drone é aplicado apenas como parte de um processo maior de buscas. As histórias têm como foco ações em que a tecnologia teve um papel de protagonismo num resgate delicado. São casos que ilustram como muitos incidentes podem ser resolvidos com mais eficácia do que uma busca tradicional em terra, uma vez que os drones permitem que as vítimas sejam colocadas em segurança com maior rapidez, facilidade e menos riscos e esforço para os socorristas. Em alguns casos que constam no mapa, o drone ajudou a acelerar o resgate e permitiu que os socorristas operassem com mais eficiência. Mas há alguns incidentes em que o uso da tecnologia foi ainda mais essencial e fez a diferença entre a vida e a morte.

O mapa inclui resgates registrados em 27 países nos cinco continentes e mostra como a tecnologia de drones passou de um conceito experimental para um equipamento de segurança pública padrão. O primeiro resgate feito por um veículo aéreo não tripulado foi registrado no Canadá em 2013, o segundo ocorreu mais de um ano depois. Hoje, os resgates com drones são relatados em média uma vez por semana, e as agências de segurança pública compartilham rotineiramente essas histórias de sucesso nas redes sociais.

“Centenas de exemplos agora deixam claro que tornar os drones amplamente acessíveis, com poucas barreiras à entrada e sujeitos a um conjunto progressivo de regulamentos operacionais, resulta inevitavelmente em salvar mais vidas. O Mapa da DJI é um recurso poderoso para que os formuladores de políticas entendam o impacto que os drones têm na proteção de pessoas vulneráveis em suas próprias comunidades, e as consequências prejudiciais de políticas que restringem ou desencorajam o uso da tecnologia ou que aumentem o custo de sua utilização. As regiões com regras operacionais mais desfavoráveis parecem ter substancialmente menos relatos de resgastes feitos por drones”

Brendan Schulman, vice-presidente de política e assuntos jurídicos da DJI

A DJI monitora a cobertura global de notícias e diversas outras fontes oficiais para encontrar novos exemplos de resgates com drones, mas entende que muitos incidentes semelhantes ainda podem não estar registrados no mapa. Quem conhecer alguma ação não incluída no mapa pode informa-la por meio de um formulário na parte inferior da plataforma. Essas informações serão analisadas para posterior publicação. A DJI pede a quem enviar os dados sobre qualquer resgate para que respeite os direitos e privacidade das pessoas envolvidas e que não compartilhe informações confidenciais ou sigilosas sobre operações do órgão responsável pela ação.

MundoGEO Connect e DroneShow 100% Online

Este ano, os eventos MundoGEO Connect e DroneShow vão acontecer no formato 100% online de 1 a 30 de setembro.

Serão 21 atividades, uma por dia (13 cursos, 7 seminários e 1 fórum), além de uma plataforma de conexões e negócios que vai permitir intensa interação entre os participantes e patrocinadores.

Confira a programação completa do MundoGEO Connect e DroneShow 2020 e faça sua inscrição antecipada para garantir sua vaga e um super desconto!