O satélite EDRS-C, segundo nó da constelação SpaceDataHighway, completou os últimos testes antes de ser posto em funcionamento, no último dia 15 de julho e já está preparado para começar a prestar serviços operacionais.

Após o êxito de seu lançamento, em agosto de 2019, e depois de manobrar até sua posicção orbital geoestacionária a 31 graus ao Leste, se levaram a cabo testes em órbita e se estableceram links de comunicação por laser com os satélites Sentinel de observação da Terra do programa Copernicus.

O EDRS-C duplica a capacidade de transmissão anterior, o que capacita a constelação a retransmitir simultaneamente os dados de dois satélites de observação.

Esta entrada em serviço reforça ainda mais o compromisso da Airbus com o atual programa Copernicus e com as futuras missões Sentinel. A capacidade adicional também, permitirá à Airbus responder a novas necessidades dos clientes. De hoje até 2030, em torno de 15 satélites usarão a conectividade de dados de grande largura de banda da SpaceDataHighway.

A partir de 2021, a Pléiades Neo – constelação mais avançada de satélites óticos de observação da Terra da Airbus, que conta co, quatro satélites idênticos de 30 cm de resolução– será a próxima a beneficiar-se da infraestrutura da SpaceDataHighway.

A SpaceDataHighway otimizará ainda mais a capacidade de resposta da Pléiades Neo, proporcionando programação em tempo real e uma descarga de dados de muito alto rendimento, apoiando o serviço integral que oferece esta constelação.

O satélite EDRS-C vem somar-se ao EDRS-A, que transmite diariamente imagens da Terra tomadas pelos quatro satélites de observação Sentinel pertencentes ao programa Copernicus. Desde 2017, o EDRS-A tem estabelecido mais de 35.000 conexões de laser. Estas conexões tem descarregado com êxito quase dois petabytes de dados com uma disponibilidade de 99,5 por cento.

SpaceDataHighway pe a primeira constelação geoestacionária de comunicação por laser do mundo. Representa uma revolução quanto à velocidade das comunicações espaciais ao utilizar tecnologia laser de vanguarda para oferecer quase em tempo real serviços de transferência segura de dados a 1,8 Gbits/s.

Seus satélites podem se conectar por meio de laser a satélites de observação em órbita baixa situados a 45.000 quilômetros de distância, a drones de inteligência ou a aviões de missão. Desde sua posição em órbita geoestacionária, o sistema SpaceDataHighway retransmite à Terra quase em tempo real os dados que recebe, um processo que normalmente requereria várias horas. Esta capacidade permite aumentar consideravelmente a quantidade de dados de imagem e vídeo que transmitem os satélites de observação, e reprogramar seu plano de missão em qualquer momento em apenas alguns minutos.

Esta disponibilidade para começar a prestar serviço é um novo feito na estratégia geral da Airbus para impulsionar as comunicações por laser e investir em uma nova geração de infraestruturas capazes de contribuir com as vantagens da conectividade aérea, terrestre e marítima. Por isso, constitui um componente chave do programa Network for Sky (NFTS) da Airbus.

O sistema europeu de retransmissão de dados (EDRS), que forma o núcleo da SpaceDataHighway, é uma colaboração público-privada na qual participam a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Airbus. Por sua vez, os terminais laser foram desenvolvidos pela Tesat-Spacecom e pela Agência Espacial Alemã DLR.

DroneShow e MundoGEO 100% Online

Este ano, os eventos MundoGEO Connect e DroneShow vão acontecer no formato 100% online de 1 a 30 de setembro.

Serão 21 atividades, uma por dia (13 cursos, 7 seminários e 1 fórum), além de uma plataforma de conexões e negócios que vai permitir intensa interação entre os participantes e patrocinadores.

Confira a programação completa do MundoGEO Connect e DroneShow 2020 e faça sua inscrição antecipada para garantir sua vaga e um super desconto!