Conteúdo Patrocinado

4 Aplicativos gratuitos para planejar sua missão de mapeamento

Para ter uma missão sólida, será necessário que o piloto atente para cada uma dessas etapas

Dar o primeiro passo no mapeamento com drones é algo que assusta muitas pessoas, que imaginam se tratar de uma operação complexa.

Realmente, mapear não é o mesmo que voar por recreação – existe um objetivo a ser atingido pelo piloto.

Este objetivo deve estar presente nas etapas de construção de uma missão de mapeamento para que ela seja concluída com sucesso.

Para ter uma missão sólida, será necessário que o piloto atente para cada uma dessas etapas, que consistem em parear corretamente os equipamentos, planejar sua logística de trabalho e criar o plano de voo para o drone.

Hoje, traremos 4 aplicativos gratuitos que podem ser utilizados para o planejamento de uma missão de sucesso.

Veja como utilizamos eles na criação de um plano de voo do zero.

 

Conecte os seus equipamentos: DJI Go

Para abrir a lista, o primeiro e mais básico aplicativo essencial para realizar uma missão de mapeamento com drones é o DJI Go, utilizado para configurar o drone.

Esse é o aplicativo da fabricante dos drones multirotores mais utilizados no mapeamento aéreo, a DJI.

Dentro do DJI Go, você vai alterar configurações relacionadas à operação do drone, como as limitações de altitude e distância de voo, balanço de branco da câmera, alerta de bateria baixa e calibração da bússola, por exemplo.

Ao acessar o aplicativo pela primeira vez, você precisará criar uma conta de acesso e passará por um tutorial sobre as funcionalidades do aplicativo.

O DJI Go pode ser baixado gratuitamente na loja de aplicativos do seu aparelho móvel, disponível para sistemas Android ou iOS.

Planeje data e logística: Google Earth Pro e Windy

Quem aqui nunca acessou o Google Earth Pro para passear?

O aplicativo desenvolvido pela Google está preste a completar duas décadas! Lançado em 2001, ele representa o planeta Terra em uma projeção 3D a partir de um mosaico de imagens captadas por diversos satélites.

Nele, é possível visitar cidades e lugares em qualquer lugar do planeta. Mas como isso vai me ajudar no mapeamento com drones?

No Google Earth Pro, você pode ir até o local onde irá mapear e verificar pontos importantes que devem ser levados em conta na sua missão de mapeamento, no aspecto orçamentário e de execução do voo.

Primeiro, localize a área de interesse e verifique como ela pode ser acessada: é um local próximo da cidade? Existem boas estradas que levam até este local? Você conseguirá ir de carro? É um local de risco? Todos esses fatores devem ser levados em consideração na hora de precificar o seu serviço de mapeamento com drones.

Ok, área localizada e avaliada.

Agora, para facilitar o seu trabalho na próxima etapa da construção da sua missão de mapeamento, é possível selecionar a área de interesse e salvá-la offline no seu computador ou dispositivo móvel.

Para fazer isso, utilize a ferramenta de seleção de área, conforme o exemplo abaixo:

Selecione a área de interesse e salve-a. Ela ficará salva no espaço “Lugares” – clicando com o botão direito do mouse na área que você criou, clique em “Salvar lugar como” e escolha entre um arquivo no formato KML ou KMZ.

Esse arquivo poderá ser aberto no aplicativo planejador de missão que falaremos mais à frente.

Além disso, o Google Earth vai permitir você entender o relevo que vai trabalhar antes mesmo de estar lá, as suas diferenças de altimetria, se é de fácil acesso ou não, se as áreas são divididas em vários talhões, você já consegue adiantar trabalho nos planos de voo.

Para fechar o tópico relacionado ao planejamento da sua missão, você precisa atentar para os fatores climáticos – então vamos falar do canivete suíço dos aplicativos de previsão do tempo.

O Windy é uma ferramenta completa para verificar o vento (com sua intensidade e direção), chuvas, temperatura, tudo em um lugar só.

Esses fatores são cruciais para a execução de uma missão de mapeamento com drones segura: não são recomendados voos com chuva ou com rajadas de vento superiores à 10 m/s.

Crie a sua missão de mapeamento com drones: Pix4D Capture

Com o drone configurado, área conhecida, é hora de dar vida ao seu plano de voo – o trajeto que o drone fará durante o mapeamento da sua área de interesse.

Para isso, vamos usar como exemplo o aplicativo Pix4D Capture, uma opção gratuita e confiável para a criação de um plano de voo.

Ele permite que você crie as missões e configure o seu plano de voo adequadamente, com as opções de altitude de voo, sobreposição entre as imagens, o ângulo de posicionamento da câmera e já vai dar alguns dados sobre a missão de acordo com essas configurações.

As missões de mapeamento podem ser feitas de diferentes formas, conforme as opções dadas pelo aplicativo:

Selecionando uma missão de polígono, opção que vai ser usada na maioria dos casos, você vai acessar uma nova tela, muito similar ao Google Earth, para buscar a sua área de interesse e criar um polígono que a cubra.

Com o polígono selecionado, o aplicativo criará uma trajetória, dando a opção para o piloto escolher pontos de partida e de encerramento da missão.

Também é possível pegar o arquivo KML gerado no Google Earth Pro, importar ele para dentro dentro do Pix4D Capture, que o polígono a ser mapeado será gerado automaticamente. Veja:

Existem outros detalhes aos quais você deve dar muita atenção na hora de realizar uma missão de mapeamento – por isso, é essencial que você faça um curso de operação com esse objetivo.

Se quiser saber mais sobre o mapeamento com drones, acesse gratuitamente o Guia Prático de Mapeamento com Drones produzido pela Horus Aeronaves – clique aqui.