O setor agrícola no país se destaca com a aplicação de RPAs (Aeronaves Remotamente Pilotadas) profissionais.

Nesse cenário, aeronaves com Autorização de Projeto para voos BVLOS (além do alcance visual do piloto remoto) ganham especial atenção.

É o caso do SenseFly eBee, primeiro Drone autorizado pela ANAC para voos além do alcance visual no país.

SenseFly eBee Plus da CONGEO, modificada para obtenção do CAER

Do monitoramento dos índices de vegetação, ao levantamento de linhas de plantio e falhas na agricultura, esses Drones têm atuação destacada no país.

Pensando nisso, as empresas CONGEO, de Jataí (GO), e FUTURASIG / GEOPALMA, de Imperatriz (MA), decidiram obter o Certificado CAER e Certificado de Matrícula (CM), que permitem a operação BVLOS (além do alcance visual do piloto) de suas aeronaves SenseFly eBee Plus.

O CAER habilita as aeronaves com Projeto Autorizado na ANAC a voarem dentro do escopo aprovado. Para o SenseFly eBee, esse certificado atesta a conformidade com o projeto para voos BVLOS. Os Drones são comercializados no Brasil pela Santiago & Cintra Geotecnologias.

Mesmo com Projeto Autorizado para voos no país, a Autorização ANAC não habilita, automaticamente, todas as aeronaves SenseFly a voarem nesse escopo. Para poder usufruir dessa aprovação e voar BVLOS, cada operador deve obter o Certificado CAER para sua aeronave SenseFly.

SenseFly eBee Plus das empresas FUTURASIG / GEOPALMA, em processo de obtenção do CAER

O CAER é obtido através da modificação e vistoria técnica, executadas pela empresa de Engenharia & Consultoria AL DRONES, responsável pela condução da Autorização de Projeto ANAC.

“Obter o CAER é fundamental para as aeronaves que tenham Projeto Autorizado na ANAC, para que possam voar BVLOS dentro da Regulamentação”

ressalta Lucas Florêncio, sócio da empresa

Com o CAER, os Drones SenseFly eBee se tornam capacitados para voos BVLOS. O retorno em produtividade é marcante, alavancando o uso no setor agrícola em voos até 5 quilômetros de distância do piloto. Esse é o caso das aeronaves em processo de obtenção do certificado, das empresas CONGEO e FUTURASIG / GEOPALMA, grandes operadoras do eBee.

A obtenção do CAER para voos BVLOS das aeronaves SenseFly é um grande passo para a aviação do país. É fator essencial para a profissionalização do setor de Drones, habilitando os equipamentos com Projeto Autorizado a serem legalizados no escopo aprovado pela ANAC.

Para mais informações sobre como obter o CAER e legalizar sua aeronave SenseFly eBee para voos BVLOS, entre em contato com a AL DRONES:
www.al-drones.com.br
contato@al-drones.com.br