A Fundação Mundial de Segurança (Secure World Foundation) e a Agência Espacial Brasileira (AEB) vão realizar, em 19 de agosto de 2020 às 11h (hora de Brasília), um webinar (em inglês) sobre Oportunidades e Benefícios da Utilização de Recursos Espaciais.

Agências espaciais governamentais e empresas privadas em todo o mundo já iniciaram pesquisas e projetos de demonstração sobre as tecnologias necessárias para explorar corpos celestes e usar os recursos neles encontrados.

O interesse é explicado pelo valor potencial desses recursos: um estudo da Agência Espacial de Luxemburgo prevê que “a indústria de utilização de recursos espaciais deverá gerar uma receita de mercado de até 170 bilhões de euros nos anos de 2018 a 2045”.

O acesso a esses recursos exigirá cooperação entre a indústria e os governos, tanto dentro do setor espacial como fora dele, para garantir atividades sustentáveis que proporcionem benefícios a todos os países.

Durante este webinar, palestrantes de agências espaciais, da indústria espacial e do setor de mineração terrestre apresentarão as oportunidades representadas pelo interesse emergente na utilização de recursos espaciais – ou mineração espacial – como uma parte fundamental da expansão da presença humana no espaço e na geração de benefícios econômicos das atividades espaciais.

Os palestrantes também abordarão a necessidade de conduzir atividades de recursos espaciais de uma maneira sustentável, que aprimore o uso benéfico do espaço.

O webinar incluirá a oportunidade para os participantes enviarem perguntas aos palestrantes. O idioma principal do evento será o inglês.

Palestrantes

Kyle Acierno – Vice Presidente Global de Vendas e Estratégias na ispace, inc
Mike Gold – Administrador Associado Interino no Escritório de Relações Internacionais e Interagências da NASA
Joseph Mousel – Responsável pelas Políticas na SpaceResources.lu, Agência Espacial de Luxemburgo
Julio Nery, Diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios no Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM)

Moderadores

Ian Christensen – Diretor de Programas do Setor Privado na Fundação Mundial de Segurança
Paulo Vasconcellos – Diretor de Transporte e Licenciamento Espacial, Agência Espacial Brasileira

Registre-se