INOVAÇÃO é a palavra-chave que movimenta a XMobots. Se considerarmos algum produto ou serviço que já existe no mercado, nós aplicamos nossa expertise técnica para criar algo superior, de melhor performance e que realmente surpreenda os clientes e gere grandes resultados.

Entre todas inovações geradas na XMobots, podemos citar produtos desenvolvidos especificamente para a produtividade da cana, como o sensor XMC e o software XFarming.

SENSOR XMC

Esta câmera foi desenvolvida pela XMobots para que o sensor trabalhasse com espectros específicos para a cultura da cana-de-açúcar, permitindo a passagem das ondas do espectro visível (RGB) e do invisível (NIR – Near InfraRed).  O RGB da XMC possui uma surpreendente gama de detalhes, pois apresenta uma faixa estreita do espectro, não havendo sobreposição espectral entre bandas, fenômeno conhecido como “contaminação espectral”. Dessa forma, o RGB da câmera XMC traz muito mais informações em relação às câmeras RGB presentes no mercado, gerando imagens mais “puras”. Além disso, a XMC traz consigo a tecnologia da banda NIR, na qual é possível retratar e discretizar com maior facilidade as plantas invasoras, pelo fato delas terem maior sensibilidade à reflectância da banda em relação à cana-de-açúcar.

Imagem 1 – Visão sobre canavial com a banda NIR (à esq.) e com a banda RGB (à dir.) com presença de plantas invasoras
Imagem 2 – Três visões sobre área canavieira: RGB convencional, RGB da XMC e NIR da XMC (esq. para dir.)
Imagem 3 – À esquerda, imagem da banda NIR da XMC sobre canavial, em contraste com a da banda RGB da XMC, à direita

Uma curiosidade sobre o espectro da banda NIR é que ele apresenta características de reflectância diferentes entre plantas monocotiledôneas e dicotiledônias devido à estrutura interna da folha, que apresenta diferenciação no mesófilo foliar das plantas.

Imagem 4 – Comportamento das bandas RGB e NIR na radiação solar sobre as folhas.

XFARMING

Para entregar a solução completa da cana, a XMobots desenvolveu o software XFarming Cana, que utiliza tecnologia de ponta para entregar dados e informações estratégicas para a máxima produtividade da cultura.

O XFarming Cana é responsável por usar imagens pós-processadas e georreferenciadas para restituição das linhas, análise de falha no canavial – tanto com imagens em RGB quanto da XMC -, além do seu mais novo lançamento: o inovador plug-in de matologia, que permite a detecção automática de reboleiras de plantas daninhas.

O processo de localização das reboleiras em canaviais é simples, mas envolveu um extenso e laborioso trabalho de treinamento da rede neural do software. Para este fluxo, realiza-se voos com nossos drones com a câmera XMC embarcada e, desta forma, a banda NIR traz informações para que, através da Inteligência Artificial, seja realizada a detecção de invasoras e a diferenciação de folha larga, folha estreita e cana-de-açúcar. A partir disso, o XFarming realiza o processo de detecção das reboleiras, possibilitando ao usuário mensurar o nível de infestação de invasoras em sua área analisada. Com isso, obtém-se um shape georreferenciado dos locais para aplicação localizada de defensivos agrícolas ou para processo de identificação de espécies presentes nas reboleiras, ambos a serem realizados com o drone DRACTOR 25A.

Imagem 5 – Detecção de reboleiras pelo XFarming sobre imagens das bandas NIR e RGB, da XMC

Uma outra possibilidade totalmente disruptiva e única no mundo é a identificação de espécies de plantas daninhas. Para esta etapa, ainda em versão Beta, é necessário o voo do DRACTOR 25A, para que seja realizado um plano de voo no XPlanner (software de planejamento de missão da XMobots) capaz de registrar as centróides de cada reboleira detectada: na sequência é  feito o voo de amostragem até a região de interesse e registrada uma foto entre 3 e 5 metros de altura do alvo para a obtenção de uma imagem em alta resolução. E é a partir disso que o XFarming identifica quais as espécies presentes na foto analisada.

Imagem 6 – Identificação de mucuna em canavial

O XFarming modo Matologia apresenta 3 módulos:

– Pré-colheita (identificação de ocorrências de folhas largas para intervenção com o Dractor 25A);

– Pós-emergência plantio ou soqueira;

– Reforma.

Além da matologia, um dos grandes diferenciais do XFarming frente à concorrência é a restituição automática de linha nos canaviais. Atualmente, outras empresas do mercado oferecem a funcionalidade de restituição de forma manual e sem multiprocessamento.

No XFarming, a geração das linhas ocorre através de multi-talhões, no qual o software realiza uma análise do hardware, otimizado o maior número de talhões possíveis para processamento e trazendo maior agilidade e rendimento operacional.

No XFarming, a restituição automática de linha pode ser feita de 2 formas:

– Linha Principal: em que se determina uma linha que melhor represente o padrão de:

  • Orientação da linha de plantio
  • Desenvolvimento homogêneo
  • Linha com maior comprimento
Imagem 7 – Restituição automática de linha com determinação de linha principal (em amarelo)

– Linhas por projeto: utiliza-se o projeto de plantio para restituição das linhas, sendo que cada linha projetada se torna uma linha principal para restituição.

Imagem 8 – Restituição automática de linha por projeto de plantio. Em azul, linhas de restituição.

Já no processamento das falhas, o XFarming traz ao cliente a opção de determinar quais são os intervalos de análise e, com isso, cada intervalo é colorizado com cores diferentes, auxiliando na interpretação dos resultados.

Imagem 9 – Diferentes cores são aplicadas nos intervalos para melhor interpretação dos resultados

Além de todas as funcionalidades citadas, o XFarming cria automaticamente relatórios com dados gerados do processamento das funcionalidades de:

  • Restituição de linha,
  • Falhas,
  • Paralelismo e
  • Matologia. 

Além de poder realizar a exportação dos dados das áreas analisadas de acordo com os intervalos onde se deseja realizar alguma intervenção agronômica.

Imagem 10 – Relatório de matologia gerado automaticamente pelo XFarming

O XFarming é um plug-in integrado ao QGIS. Muito prático e intuitivo, seu uso é ativado através de créditos consumidos de acordo com a necessidade de hectares processados. O acesso aos créditos é muito simples: basta acessar nosso site, realizar seu cadastro e seguir o passo-a-passo de instalação, solicitando a compra dos créditos.

Aproveite para entrar em contato com nossa equipe e conheça mais detalhes sobre as potencialidades desses produtos e outros softwares, além dos drones que também contam com produção 100% brasileira.

Envie e-mail para contato@xmobots.com.br ou ligue para (16) 3413-0655.
Acesse o nosso site: http://www.xmobots.com.br


Bruno Mazzon
Engenheiro agrônomo – Gerente de Tecnologia e Inovação Agronômica da XMobots