Vibrações ocasionadas pela construção de um novo túnel de 1.890 metros, adjacente à antiga Medina de Casablanca – uma área de 250 anos dentro da famosa cidade marroquina –, desafiaram a estabilidade de estruturas históricas importantes.

Para monitorar em tempo real os efeitos nas antigas estruturas da Medina e garantir que os trabalhos de construção atendam a todas as normas de engenharia, a ETAFAT, uma empresa de processamento e aquisição de informações geoespaciais, utilizou a Estação Total Nikon XF para realizar mais de 100 inspeções diárias. Para fazer as inspeções, o equipe da ETAFAT se baseou em alvos ópticos posicionados nas fachadas das estruturas, cujas coordenadas foram determinadas por meio da centragem forçada.

De acordo com os engenheiros da ETAFAT, a Nikon XF 1″, com sua função de autofoco rápido, diminuiu consideravelmente o tempo de operação no campo. A Nikon XF permitiu a coleta rápida de observações altamente precisas por meio do monitoramento e do controle dos pontos planimétricos e altimétricos da estrutura.

O monitoramento das estruturas durante as diversas fases de construção do túnel gerou uma quantidade enorme de dados, essenciais para o entendimento das consequências da obra e para a definição de quaisquer medidas corretivas necessárias.

Além de garantir o monitoramento da integridade das estruturas, a Nikon XF 1”, com suas opções avançadas e software Survey Pro, possibilitou às equipes de medição realizarem outras tarefas de campo essenciais, de forma rápida e precisa. Essas tarefas incluem modelagem digital de terreno (DTM), cálculos de cubatura, cálculos topométricos COGO e controle de layout com geração customizada de relatórios. O uso do software Survey Pro também permitiu aos engenheiros da ETAFAT integrarem totalmente o trabalho realizado nas estações totais ao conjunto de receptores GNSS Spectra Geospatial SP60.

O novo túnel ‘Les Almohades’, que passa sob o Boulevard des Almohades, corre paralelo e adjacente à antiga Medina. Com 380 metros e vias de mão dupla, o túnel foi construído para reduzir os engarrafamentos.

Sobre a Estação Total Nikon XF 1”

A Nikon XF 1” é uma estação total mecânica que suporta as condições de trabalho mais severas. Ela é ideal para fazer medições rápidas e precisas, com recursos ópticos para visualização em condições com muita ou pouca luz. O visor touchscreen dual colorido roda os softwares Survey Pro, Survey Basic e Layout Pro. Ela também vem equipada para rodar o Trimble Protected L2P, um recurso de segurança opcional que permite localizar equipamentos perdidos, roubados ou desaparecidos. Para mais informações, acesse spectrageospatial.com/nikon-xf-series.

Sobre a Nikon-Trimble

Desenvolvidos para atender às necessidades de medidores do mundo todo, os produtos Nikon entregam o máximo de precisão, confiabilidade e custo-benefício. Sediada no Japão, a Nikon-Trimble Co., Ltd. é uma fusão entre a Nikon e a Trimble, criada para atender aos segmentos de medição e construção. No Japão, a empresa foca no desenvolvimento e na produção de instrumentos de medição, como estações totais mecânicas e produtos relacionados. Fora do Japão, a Trimble e suas subsidiárias são os distribuidores exclusivos de equipamentos de medição Nikon e de produtos de construção.

Os equipamentos de medição da Spectra Geospatial são uma escolha econômica, que utiliza tecnologia reconhecida para obter o máximo de eficiência. Com a conveniência e a confiabilidade que são a base da Spectra Geospatial, os produtos da marca são a escolha ideal em termos de custo-benefício.

Os equipamentos de medição da Spectra Geospatial contam com um suporte técnico poderoso, algo que os usuários esperam de um nome importante da indústria de medição e construção. Para mais informações, acesse www.nikon-trimble.co.jp/english.

Sobre a ETAFAT

Com sede em Casablanca, no Marrocos, a ETAFAT é líder continental na aquisição e no processamento de informações geoespaciais. A empresa é especializada em tecnologias inovadoras de Geomática. Para mais informações, acesse www.etafat.ma.