A Stella Tecnologia, empresa brasileira especializada no segmento de drones, desenvolveu o Atobá, que possui 11 metros de envergadura, capacidade de transportar 70 kg de carga e que pode ter várias aplicações duais – segmento civil e militar.

O voo inaugural do equipamento foi feito no final de julho e cumpriu com todos os requisitos técnicos e de segurança.

“Ficamos impressionados com a estabilidade e o comportamento da aeronave durante as simulações de voo. Tínhamos certeza dessa performance, pois são anos trabalhando nesse projeto brasileiro. Estamos orgulhosos”

afirmou um dos fundadores e CEO da Stella Tecnologia, Gilberto Buffara Jr

O Atobá nasceu como uma alternativa economicamente viável e da necessidade de uma solução nessa área estratégica – VANT MALE (Medium Altitude, LongEndurance), e capitaliza experiência acumulada desde 2004 no desenvolvimento desse tipo de tecnologia pelos integrantes da equipe, entre eles, alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Com alcance de um raio de 250 km e autonomia de 28 horas de voo, o Atobá pode transportar 70 kg de carga. A aeronave tem 11 metros de envergadura e é propelida por um motor a gasolina de 4 tempos, extremamente eficiente com a potência de 60 hp.

Para decolar e pousar, necessita apenas de uma pista de 400 metros. Além de fácil transporte, o drone tem um sistema de montagem e desmontagem simplificado.

Extremamente versátil, o Atobá é uma poderosa e eficaz ferramenta para monitoramento de nossa faixa oceânica e fronteiras terrestres, além de poder prestar auxilio na segurança pública e no monitoramento de grandes eventos.

“Nós queremos estabelecer parcerias sólidas com as nossas Forças Armadas e de Segurança Pública em projetos de vigilância e proteção das nossas fronteiras e operações de segurança. Acreditamos que temos muito a contribuir com o nosso país”

afirmou o CEO da Stella Tecnologia

O aparelho é visto como estratégico para as Forças Armadas, já que o processo nacional no desenvolvimento do Atobá apresenta menor custo e ainda pode gerar empregos no país.

Além disso, oferece persistência operacional sobre uma determinada área por um longo período de tempo, autonomia de voo, e a capacidade de realizar operações remotas. O Atobá foi desenvolvido para igualar ou superar veículos da mesma classe no mercado internacional.

Pandemia

Mesmo com o cenário econômico afetado pela crise da pandemia da Covid-19, a discussão do uso de drones tem ganhado destaque, e a Stella continuou investindo nessa tecnologia, que pode ser uma alternativa para esse momento que exige o distanciamento social.

“Existem várias propostas viáveis de utilização de sistemas não tripulados no mundo. A natureza da mercadoria aeronáutica faz com que produtos específicos sejam utilizados para cada tipo de missão. Nós estamos abertos para estudar aplicações criativas para o emprego do sistema Atobá. Nosso custo de aquisição torna possível o uso do drone em uma ampla gama de aplicações”

declarou Buffara

Primeiro voo

O primeiro voo do Atobá ocorreu no dia 20 de julho, data do aniversário de Alberto Santos Dumont, pioneiro da aviação brasileira, e foi um sucesso. A estabilidade e a previsibilidade da aeronave aos comandos foram excelentes.

Com relação à certificação do produto, a Stella desenvolve seus sistemas baseado nas normas brasileiras e na Stanag (StandardizationAgreement) da OTAN –pertinentes ao desenvolvimento e à implementação de aeronaves não tripuladas.

Fonte: Cavok

ANAC, DECEA e MD se reúnem em setembro no Fórum DroneShow 100% Online

Este ano, os eventos MundoGEO Connect e DroneShow vão acontecer no formato 100% online de 1 a 30 de setembro, e todos os inscritos poderão entrar em uma plataforma que ficará aberta para interação entre os participantes e patrocinadores.

Dentro do evento, será realizada a nona edição do Fórum de Empresários de Drones. No dia 1º de setembro, primeiro dia do evento DroneShow, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o Ministério da Defesa (MD) vão apresentar novidades na atual legislação e tirar dúvidas dos participantes via chat online.

Este fórum vai reunir especialistas para debater as mudanças na regulamentação dos drones no Brasil, provocadas pelas novas demandas da sociedade e pelos avanços tecnológicos. Serão apresentados os caminhos necessários para obtenção dos certificados de aeronavegabilidade dos drones e debatidas questões relacionadas ao sistema UTM, GNSS no apoio à aviação, penalidades para operações irregulares, formação de pilotos homologada por entidades reguladoras, entre outros temas.

Público-alvo: Especialistas, empresários da cadeia produtiva do setor, startups, investidores, entidades reguladoras e contratantes do setor público e privado.

Programação do Fórum:

14h às 14h10: Boas-vindas e introdução ao tema
Emerson Granemann – MundoGEO & DroneShow

14h10 às 14h50: Mudanças previstas a curto e médio prazo na regulamentação
Roberto Honorato – ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil)

14h50 às 15h30: Dia-a-dia das funções de autorizações das operações e o Sistema de Tráfego de Drones UTM
Major Aviadora Daniele Ferreira César Lins Chycziv, assessora da Seção de Planejamento de Gerenciamento de Tráfego Aéreo do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo)

15h30 às 15h35: Intervalo 1

15h35 às 16h15: Passo-a-passo para a obtenção do registro de empresas para executar o aerolevantamentos com drones
Cmdt Muthz Barros – Ministério da Defesa (MD)

16h15 às 16h45: Riscos e sanções previstas para operações irregulares com drones
Roberta Fagundes Leal Andreoli – Advogada Especialista em Direito Aeronáutico e Regulatório. Sócia Especialista em Direito Aeronáutico e Direito Regulatório do Fenelon Advogados

16h45 às 16h50: Intervalo 2

16h50 às 17h20: Processo de obtenção do Certificado de Aeronavegabilidade dos Drones e Formação de pilotos para voar acima de 120 metros
Lucas Florêncio – AL Drones

17h20 às 17h50: Centro de Informação do Galileo – Brasil (GIC-BR) / Galileo e Egnos na Aviação
*Representante do GIC-BR

17h50 às 18h: Conclusões e Encerramento
Emerson Granemann – MundoGEO & DroneShow

No evento presencial eram muitas atividades em apenas três dias, com várias acontecendo simultaneamente, mas no evento 100% online as atividades acontecerão ao longo de um mês, sem sobreposições. Veja porque participar no MundoGEO Connect e DroneShow 2020 no formato 100% Online:

Se atualizar, participando ao vivo dos 13 cursos, 7 seminários e 1 fórum, isto é 21 atividades diárias AO VIVO de 1 a 30 de setembro, na parte da tarde, exceto nos fins de semana e no feriado de 7 de setembro, sem sobreposições de atividades;

Ter a opção de um passaporte com valor único que dará acesso a 100% das 21 atividades;

Ter acesso ao replay após o evento acabar, por 90 ou 180 dias, dependendo se comprou o ingresso avulso ou o passaporte;

Acesso exclusivo à Plataforma de Conexões e Negócios, para interagir com os demais participantes e com os patrocinadores do evento;

Receber Certificados de Participação de cada atividade;

Ter inscrição automática e sem custos na Semana Online – Drones & Geo Agricultura & Ambiental, de 26 a 30 de setembro de 2020, e na Semana Online Drones & Geo Cidades & Infraestrutura, de 23 a 27 de novembro de 2020.

Importante destacar que todos que já estavam inscritos nos cursos e seminários do evento presencial terão inscrição automática no passaporte do evento 100% Online.

Grade Completa

Conheça a grade completa com as 21 atividades do MundoGEO Connect e DroneShow 2020:

Fórum

1/9 – 9º Fórum Empresarial de Drones

Cursos

2/9 – Curso: Regulamentação dos Drones
3/9 – Curso: Processamento de Imagens de Drones
4/9 – Curso: Drones para Mapeamento Ambiental
8/9 – Curso: Drones para Aerolevantamentos
9/9 – Curso: Drones para Topografia
10/9 – Curso Básico: Drones na Agricultura
11/9 – Curso Avançado: Drones na Agricultura
14/9 – Curso: Inspeções com Drones
15/9 – Curso: Monitoração de Obras
16/9 – Curso: Análise Espacial para Tomada de Decisões
17/9 – Curso: Georreferenciamento de Imóveis Rurais
18/9 – Curso: Cadastro Técnico e Georreferenciamento de Imóveis Urbanos
21/9 – Curso: Big Data, Data Science e GeoAnalytics

Seminários

22/9 – Seminário: Topografia 3D e Laser Scanning
23/9 – Seminário: Geo & Drones na Construção Civil
24/9 – Seminário: Geo, Drones e BIM na Infraestrutura e Transportes
25/9 – Seminário: Geo & Drones na Energia
28/9 – Seminário: Geo & Drones na Mineração
29/9 – Seminário: Geo & Drones nas Florestas
30/9 – Seminário: GIS & Big Data

Inscrições Abertas!

Conheça a programação completa e faça sua inscrição antecipada com um super desconto e parcele sua compra em até 10 vezes sem juros!

Confira um vídeo sobre como será a Plataforma de Conexões e Negócios:

O mundo está mudando, e a MundoGEO também. Contamos com sua participação nos eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2020 no formato 100% Online de 1 a 30 de setembro!