Qual a probabilidade de que uma dada loja seja visitado por um consumidor? Essa é uma importante pergunta para o Geomarketing, e existem alguns modelos que buscam dar uma resposta a ela. Dentre estes modelos podemos destacar o modelo gravitacional de Huff.

A proposta do modelo gravitacional de Huff considera que a probabilidade de um dado consumidor no ponto i acessar um ponto de venda no ponto j pode ser calculado em função da massa de atração, característica que atrai tais consumidores, e da acessibilidade a este ponto, comparado aos demais ponto competidores.

Sua proposta é expressa matematicamente pela função descrita a seguir:

Atualmente a ferramenta é disponibilizada sob a forma de script, que pode ser utilizada no QGIS, considera apenas a distância euclidiana e apenas é possível utilizar um atributo para definir a massa do ponto de venda. Contudo, são planos do consultor para desenvolvimento futuro:

Apesar desta ser uma metodologia amplamente divulgada, até o momento carecia de uma ferramenta em software livre que facilitasse sua resposta. Para cobrir esta lacuna o consultor Hebert Guilherme de Azevedo preparou esta ferramenta, para o programa QGIS, que facilita esta análise e pode ser acessada no link https://inteligenciageograficaparatodos.blogspot.com/2020/09/atratividade-de-pontos-de-venda.html.

  • Analisar por distância de rota, a partir de uma base fornecida pelo usuário, permitindo que a distância analisada guarde maior relação com as possibilidade de deslocamento
  • Criar a possibilidade de usar modelos Multiplicative Competitive Interaction (MCI), permitido o uso de mais de uma variável, o que permitirá uma definição multicriterial da massa dos pontos de venda
  • Criar e disponibilizar em formato de plugin, disponível pelo gerenciador do QGIS

* Hebert Guilherme de Azevedo

DroneShow e MundoGEO 100% Online

Este ano, os eventos MundoGEO Connect e DroneShow vão acontecer no formato 100% online de 1 a 30 de setembro.

Serão 21 atividades, uma por dia (13 cursos, 7 seminários e 1 fórum), além de uma plataforma de conexões e negócios que vai permitir intensa interação entre os participantes e patrocinadores.

Confira a programação completa do MundoGEO Connect e DroneShow 2020 e faça sua inscrição antecipada para garantir sua vaga e um super desconto!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Capa-Facebook_Grupos.png