O Projeto Brazil Data Cube anuncia que está disponível mosaico com imagens CBERS-4/WFI.

O Projeto Brazil Data Cube está sendo desenvolvido desde janeiro de 2019 pela OBT/INPE. O projeto tem o objetivo de criar cubos de dados multidimensionais prontos para análise a partir de imagens de média resolução espacial de satélites de observação da Terra.

Os dados abrangem todo o território brasileiro e geram informações de uso e cobertura do solo a partir de cubos de dados usando aprendizado de máquina e análise de séries temporais de imagens de satélites.

O Brazil Data Cube é um subprojeto do Projeto Monitoramento Ambiental dos Biomas Brasileiros, financiado com recursos do Fundo Amazônia, por meio da colaboração financeira BNDES e FUNCATE nº 17.2.0536.1. Brazil Data Cube é o sucessor do projeto de pesquisa e-sensing financiado pela FAPESP (2014/08398-6).

Recentemente foi disponibilizado o mosaico do Brasil gerado a partir de imagens CBERS4/WFI, reflectância de superfície, com 64 metros de resolução espacial. O mosaico foi gerado com tecnologias em desenvolvimento no projeto Brazil Data Cube, sendo utilizado o melhor pixel (livre de nuvem e sombras de nuvem) de um período de três meses (abril, maio e junho de 2020). O produto utiliza uma composição colorida das bandas vermelho (B15), infravermelho (B16) e azul (B13) em RGB.

A visualização do mosaico pode ser feita no navegador através do portal do projeto BDC.

Além do mosaico com resolução de 64 metros, foi disponibilizada duas outras versões, com 128 e 250 metros, respectivamente. Esses mosaicos podem ser baixados no formato GeoTIFF a partir dos seguintes links:

Mosaico 64m (resolução original) – 6.1 GB
Mosaico 128m – 1.9 GB
Mosaico 250m – 511 MB

Também é possível acessar o mosaico em aplicativos GIS através de serviço OGC WMS (escolher a camada cbers_full_resolution_tiles)

DroneShow e MundoGEO 100% Online

Este ano, os eventos MundoGEO Connect e DroneShow acontecem no formato 100% online de 1 a 30 de setembro.

São 21 atividades, uma por dia (13 cursos, 7 seminários e 1 fórum) que podem ser acessadas ao vivo ou no replay por 6 meses, além de uma plataforma de conexões e negócios que permite intensa interação entre os participantes e patrocinadores.

Confira a programação completa do MundoGEO Connect e DroneShow 2020 e faça sua inscrição para garantir sua vaga e um super desconto!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Capa-Facebook_Grupos.png