Os drones têm auxiliado no trabalho de muitas empresas na inspeção de estruturas. Para entender melhor, primeiramente devemos ter em mente que toda estrutura deve ser inspecionada, a partir disso vamos saber como ela pode ser feita através dos drones. 

Drones para inspeção de estruturas

inspeção de estruturas tem a finalidade de examinar as atividades e/ou interferências que atuam nas estruturas, tais como os aspectos de temperatura, danos, geometria, posição e topografia a fim de dar subsídios a sua manutenção. Pontes, linhas de transmissão e telhados são exemplos de estruturas para inspeção.

Considerada uma atividade complexa e de alto risco, exige um alto grau de detalhamento e requer tempo. Dessa forma e devido a essa complexidade muitas empresas encontram dificuldades para realizar esta atividade.

Porém, com o avanço da tecnologia e a chegada dos drones no mercado, muitas soluções vieram para resolver esse problema.

Como é feito a inspeção de estruturas?

A inspeção de uma estrutura é importante para identificar e acompanhar como a mesma se encontra, detectar algum problema e/ou interferência, seja ela interna ou externa e deve ser realizada de forma regular. Devido a geometria, localização, altitude, entre outros fatores, a inspeção de estruturas é uma atividade detalhista, uma vez que é preciso analisar e coletar informações sobre o estado da estrutura.

Nesta inspeção é realizado um exame visual da estrutura sem a utilização de equipamentos e/ou recursos especiais, sendo registradas, quantificadas, dimensionadas e localizadas as possíveis anomalias identificadas na mesma. Ou seja, verifica-se a sua integridade, bem como necessidades para adequá-las a normas técnicas e de segurança. Dessa maneira, além de ser um trabalho complexo, requer tempo para realização.

A análise dos resultados das inspeções fornecem informações para tomada de decisões – manutenção da estrutura, utilização de equipamentos específicos, desocupação do local, dentre outros.

Como os drones têm beneficiado o trabalho de inspeção de estruturas?

Os drones ou VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) estão revolucionando o mercado e beneficiado muitas empresas no trabalho de inspeção de estruturas. Equipamentos de pequeno e médio porte, com tecnologia e softwares avançados, além de sensores e câmeras embarcados, os drones trazem um conjunto de soluções que têm cada vez mais contribuído para o trabalho de inspeção das estruturas.

Estes sensores e câmeras embarcados captam imagens em alta resolução, capazes de levantar informações necessárias e muito mais precisas sobre a estrutura inspecionada. Além disso, podem chegar a lugares de difícil acesso e invisíveis ao olho humano.

Sendo assim, o responsável pelo trabalho pode fazer um planejamento do trajeto de voo, bem como a área a ser inspecionada. Posteriormente, através de softwares de altíssima tecnologia, processa estas imagens e gera relatórios que possibilitam a tomada de decisões muito mais precisas.
Os drones tornaram a inspeção de estruturas muito mais eficaz, com maior produtividade e menor custo, permitindo obter resultados mais rápidos e precisos.

Por fim, podemos concluir que as empresas que utilizam esta tecnologia diminuem os riscos das suas equipes de campo e entregam os resultados em menor tempo, com mais detalhes e maior precisão.

Pensando em trazer soluções cada vez mais eficientes e inovadoras, a Santiago & Cintra apresenta ao mercado o portfólio de drones multirotores da Parrot.

Solução de fácil usabilidade, leves e portáteis, podem ser utilizados na inspeção de estruturas e em diversos mercados como mineração, monitoramento termais, energia, áreas industriais, agricultura, entre outros.