O Ministério de Ciências, Tecnologia e Informação (MCTI) e a Universidade Federal de Goiás (UFG) realizarão, no próximo dia 14 de outubro (quarta-feira) a partir das 10h (hora de Brasília), o evento de lançamento Cerrado DPAT: uma plataforma para qualificação dos dados de desmatamento detectados pelos programas PRODES e DETER-Cerrado.

A ferramenta online e gratuita é um dos produto do projeto FIP-Cerrado, gerido pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD/Banco Mundial) e financiado pelo Fundo Estratégico do Clima, cujo objetivo é desenvolver sistemas de prevenção de incêndios florestais e monitorar a cobertura vegetal no bioma, o qual apresenta longo histórico de perda de vegetação nativa.

Sob a liderança do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) desenvolveu no contexto do FIP Cerrado dois sistemas: PRODES – Programa de Monitoramento do Desmatamento, que fornece as taxas anuais e incrementos de desmatamento e o DETER – Detecção do Desmatamento em Tempo Real, que envia avisos de evidências de alteração da vegetação nativa.

Especificamente, a Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolveu a plataforma Cerrado DPAT, com vistas a avaliação qualitativa dos dados PRODES-Cerrado e DETER-Cerrado, bem como ser uma ferramenta de gestão do território em apoio às ações de prevenção do avanço do desmatamento.

Para cada área desmatada, o usuário pode visualizar uma compilação de dados geofísicos, edafoclimáticos, fundiários, de cobertura do solo e infraestrutura, além de poder acessar os produtos resultantes do processo de validação amostral e de campo do PRODES-Cerrado.

O pesquisador, gestor e a sociedade em geral também pode visualizar as áreas de vegetação naturais mais susceptíveis ao desmatamento, assim como verificar a presença e distância de desmatamentos em relação à Unidades de Conservação, Terras Indígenas, Quilombos e Áreas Prioritárias para Conservação da Biodiversidade.

Diferencial

O Cerrado DPAT inova porque além de contextualizar o desmatamento com dados geográficos de diversas fontes, também oferece a validação dos polígonos de desmatamento, contribuindo para a melhoria do processo de detecção da perda de vegetação nativa no Cerrado.

Em nível municipal, destaca-se também a apresentação de estatísticas, tais como o total da área desmatada, entre 2000 e 2019, em APP e Reserva Legal. De forma prática, os resultados são apresentados por meio de gráficos e mapas.

As informações associadas ao polígono de desmatamento são acessadas pelo usuário de forma rápida e intuitiva. Ao clicar no polígono, um relatório com as informações disponíveis para a região é gerado, permitindo que usuários experientes e eventuais possam ter acesso à informação.

A validação do desmatamento está fundamentada em três métodos: inspeção em campo, inspeção visual de imagens de satélite e análises automáticas. Cada polígono de desmatamento detectado pelo PRODES e DETER foi avaliado por, pelo menos, um destes métodos, o que permitiu gerar um gradiente de confiabilidade ao desmatamento detectado.

Programação do evento de lançamento:

10h – Abertura com a presença de autoridades do MCTI, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Goiás, UFG e Banco Mundial

10h40 às 11h10 – Apresentação plataforma Cerrado DPAT – professor Laerte Guimarães Ferreira Júnior, coordenador da plataforma

11h10 às 11h40 – Apresentação do INPE Monitoramento sobre os dados PRODES e DETER Cerrado – Dr. Cláudio Almeida

11h40 às 12h10 – Análise dos dados PRODES Cerrado – pesquisador Dr. Leandro Parente

Registre-se gratuitamente para participar no webinar

A partir das 14h haverá capacitação. Para participar, encaminhe nome, cargo e e-mail do(a) interessado(a) para mariana.lapig@gmail.com.