Atualmente muitos drones do mercado nacional e internacional utilizam baterias LiPo, que são compostas pelo material Lítio (pólo negativo) e polímeros (pólo positivo), por isso chamadas de baterias tio-Polímero (LiPo). Tais baterias apresentam boa performance, graças a uma de suas características: a grande taxa de descarga, que nada mais é que a capacidade de gerar corrente/potência para o motor, motivo que as torna amplamente utilizadas em RPAs, inclusive adotadas pela XMobots até o ano 2019.

Sabemos que todos os drones possuem alguma fonte de alimentação, seja por combustível (motores a combustão) ou por baterias (motores elétricos). Geralmente, equipamentos de pequeno e médio porte, como o Arator e o Echar, utilizam baterias. E apesar de possuírem grande praticidade e segurança, as baterias LiPo podem limitar a autonomia dos RPAs.

Para solucionar a limitação da autonomia pelo uso das baterias LiPo, a XMobots investiu no desenvolvimento de um pack de baterias diferente daqueles usualmente utilizados no mercado de drones e aeromodelos. Em 2019, a XMobots apresentou ao mercado sua nova solução para alimentação dos RPAs, as baterias de Li-Ion. Embora semelhante às baterias LiPo, as baterias Li-Ion apresentam íons de outros metais no pólo positivo e, desta forma, apresentam densidade energética – quantidade de energia armazenada para um mesmo peso de bateria – até 50% maior do que as baterias LiPo. Essa maior quantidade de energia fornece autonomia substancialmente maior para os RPAs. Além disso, as baterias Li-Ion apresentam segurança superior em relação às baterias LiPo.

Comparativo entre densidade energética de baterias LiPo e Li-Ion

Há ainda mais um gargalo nas baterias LiPo: a vida útil. Essa tecnologia apresenta rápida degradação das células, durando em média 100 a 200 ciclos – ou seja, após 100 voos, com as baterias sendo utilizadas e recarregadas, os packs vão perdendo eficácia, de forma que o drone perde potência e autonomia, até que geralmente em 200 voos a bateria tem que ser trocada. Por outro lado, as baterias de Li-Ion possuem maior durabilidade, atingindo até 400 ciclos com redução mínima de desempenho. Em outras palavras, a troca para baterias Li-Ion pode também dobrar a vida útil do pack, reduzindo significativamente os custos de operação/manutenção do sistema.

Para implementar essa nova tecnologia de baterias, o time de desenvolvimento da XMobots trabalhou intensamente no estudo da melhor configuração de bateria, motores e hélices de suas aeronaves, de modo a garantir máxima autonomia e aumento de potência. O aumento de potência é importante para garantir decolagens estáveis e robustez a rajadas de vento durante o voo; enquanto a maior autonomia gera ao operador uma maior janela de uso do RPAS, aumentando a produtividade do equipamento. Além disso, a empresa otimizou o processo de fabricação e montagem das baterias, reduzindo o preço e aumentando a segurança dos packs de bateria.

Com o desenvolvimento de suas baterias Li-Ion, a XMobots conseguiu trazer excelência em desempenho e segurança aos seus drones. Hoje, o Arator 5B oferece 66 minutos de autonomia, e o Echar 20D, 2 horas e 30 minutos, nas mais variadas condições de operação.

Bateria LiPo Arator (à esq.) e bateria Li-Ion Arator (à dir.)

*Gabriel Porto – Gerente de P&D XMobots