A fabricante DJI acaba de expandir sua linha comercial de drones com duas novas soluções para mapeamento aéreo: o Zenmuse P1 e o Zenmuse L1.

O Zenmuse P1 promete fotogrametria avançada, enquanto um dos maiores diferenciais vai para o Zenmuse L1, o primeiro sensor da DJI com Lidar integrado.

Os dois novos Zenmuse são ligados à plataforma Matrice 300 RTK para formar uma solução comercial voltado para uso profissional da DJI.

Zenmuse L1

O Zenmuse L1 combina um módulo Lidar com uma IMU de alta precisão e uma câmera RGB de 1 polegada capaz de tirar fotos de 20 MP. Ele também tem um obturador mecânico necessário para mapeamento de alta qualidade. O L1 foi feito para funcionar com o Matrice 300 e o software DJI Terra para criar modelos reconstruídos altamente precisos do mundo real.

O L1 pode cobrir 2 quilômetros em um único voo com uma precisão vertical de 5 centímetros e uma precisão horizontal de 10 centímetros ao voar a uma altitude de 50 metros. A parte Lidar pode capturar 240 mil pontos por segundo com suporte para até três retornos.

Durante o voo, o piloto também obtém uma visualização ao vivo da nuvem de pontos gerada para garantir que todos os dados necessários sejam coletados. O IMU permite que todos os dados coletados sejam fundidos em um local preciso que também usa um sensor de visão para melhorar a precisão.

Zenmuse P1

O Zenmuse P1 é uma câmera com sensor full-frame dedicada para fotogrametria e levantamento topográfico. A câmera é capaz de 45 MP ainda com tamanho de pixel de 4,4 micrômetros e a capacidade de tirar uma foto a cada 0,7 segundo durante o voo. O P1 possui o TimeSync 2.0 da DJI, que alinha a câmera, o controlador de voo, o módulo RTK e o gimbal para garantir que todos estejam sincronizados. O sensor full-frame suporta três lentes, de 24, 35 e 50 milímetros. Ele usa o sistema de montagem DL da DJI.

O P1 tem uma precisão vertical de 5 centímetros e horizontal de 3 centímetros, e pode cobrir uma área de 3 quilômetros em um único voo. A câmera é capaz de capturar imagens ortomosaicas 2D, mapas oblíquos 3D, modelagem de estruturas do mundo real e missões de mapeamento em tempo real. Para garantir que os dados que você acabou de capturar estejam corretos, a DJI introduziu um Relatório de Trabalho de Campo que oferece uma visão geral de tudo que você acabou de capturar. Esta funcionalidade estará disponível em breve.

A Santiago & Cintra Geotecnologias é representante no Brasil dos drones da DJI para uso profissional.