Desde 2015 a Visiona Tecnologia Espacial, joint-venture entre a Embraer Defesa & Segurança e a Telebras, vem atuando como distribuidor oficial no Brasil das principais operadoras de satélites comerciais da indústria Geoespacial e em conjunto com seus parceiros desenvolve produtos e serviços de alto valor agregado, utilizando imagens coletadas por uma constelação virtual de satélites ópticos e radar (Synthetic Aperture Radar – SAR), atendendo aos mais diversos segmentos do mercado.

Como distribuidor de imagens de sensoriamento remoto orbital, a Visiona tem acesso a uma ampla variedade de imagens e garante uma capacidade única para geração de grandes volumes de dados e escolha das melhores imagens que mais se adequem as necessidades dos clientes. O portfólio de produtos contém imagens coletadas por satélites ópticos com resoluções espaciais que vão de 31 cm a 22 m e satélites SAR com resoluções espaciais de 25 cm a 100 m. Além das diferentes resoluções espaciais, as imagens podem ainda ser coletadas em várias bandas espectrais, frequências e faixas de cobertura, além de outras características.

Os dados coletados pelos satélites das operadoras Airbus, Maxar, MDA, Restec, SI Imaging Services e Urthecast já faziam parte do portfólio da Visiona e recentemente foram incorporados os dados do primeiro satélite SAR em banda X da operadora Capella Space, batizado de Sequoia. Esse primeiro satélite permite coletar imagens com resolução espacial de até 50 cm, tornando possível detectar mudanças sutis da paisagem de interesse.

Com a possibilidade de coletar imagens por satélites ópticos e SAR de diferentes operadoras, a Visiona proporciona aos seus clientes uma maior disponibilidade de dados de alta e altíssima resoluções espaciais, sem a necessidade de contratar diferentes provedores de imagens. Com isso, o cliente tem a vantagem de administrar apenas um contrato e receber o que há de melhor no mercado com relação a imagens ópticas e SAR de alta e altíssima resoluções espaciais.

Um exemplo dessa variedade de imagens pode ser visto na figura a seguir, nas quais foram coletadas para uma mesma área diferentes imagens a partir da constelação virtual de satélites do portfólio da Visiona.

Além das imagens, produtos altimétricos como Modelos Digitais de Superfície (MDS) e do Terreno (MDT), podem ser gerados a partir de imagens ópticas, em configuração estéreo ou trí-estéreo, bem como de imagens SAR.

Estão disponíveis também em nosso portfólio diferentes produtos altimétricos de “prateleira” com resoluções espaciais de 50 cm a 4 m.

WorldDEM™ © Airbus Defence and Space – MDS e MDT (4 m)
AES © MAXAR – MDS e MDT (1 m e 2 m)
AW3D © JAXA / RESTEC – MDS e MDT (50 cm, 2,5 m e 5 m)
VRICON © MAXAR – Nuvem de Pontos

As imagens coletadas pelos satélites que compõem a constelação virtual da Visiona, bem como os produtos de valor agregado derivados dessas imagens, permitem atender a diferentes aplicações, tais como: detecção de mudanças, vigilância marítima, análises de superfície, monitoramento ambiental, detecção de desmatamento, mapas de suscetibilidade, medidas de subsidência, mapeamentos diversos, entre outras.