O 10º Simpósio de Sensoriamento Remoto de Aplicações em Defesa (SERFA 2020), será realizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv) de 2 a 5 de dezembro no formato totalmente online, com o tema “Sensoriamento Remoto e Inteligência Artificial: como computação e crowdsourcing serão o futuro das tecnologias aeroespaciais”.

O SERFA é um evento organizado e realizado pelo IEAv. Em 2019, alcançou aproximadamente 200.000 pessoas nas redes sociais e acompanhado em mais de 20 cidades no Brasil e em países na América do Sul, Europa e Estados Unidos. Para o evento presencial participaram mais de 500 inscritos, oriundos dos mais diversos segmentos da sociedade, assim como palestrantes brasileiros e estrangeiros. Contou-se, ainda, com 15 empresas apoiadoras nacionais e internacionais.  O SERFA 2020 reunirá organizações civis e militares, as quais representam os diferentes setores do governo, da academia, da indústria e da sociedade.

O SERFA estará estruturado conforme as seguintes sessões temáticas:

  • A relevância da estrutura organizacional para Inteligência Artificial e Ciência de Dados
  • Computação Quântica, GPGPU e supercomputadores: a importância do poder de processamento para Inteligência Artificial e Aprendizagem de Máquina
  • Perspectivas tecnológicas para o futuro da Mobilidade Aérea Urbana
  • Força Aérea – SERFA 2020 Pitch Challenge – “Sistemas Integradores Inteligentes: em busca de tecnologias e inovações nacionais”
  • ISPRS & IEEE GRSS Summer School – Empowering Scientific Writing Skills (Apresentações em inglês. Subevento em parceria com as maiores sociedades internacionais de pesquisa em Sensoriamento Remoto)

SERFA 2020 Pitch Challenge

O SERFA 2020 reunirá organizações civis e militares, as quais representam os diferentes setores do governo, da academia, da indústria e da sociedade. A fim de estimular a interação da tripla hélice por meio da inovação tecnológica, nesta edição do SERFA haverá novamente um desafio entre startups (Força Aérea – SERFA 2020 Pitch Challenge). O desafio visa realizar uma prospecção de soluções, serviços e tecnologias nacionais desenvolvidas na iniciativa privada que possua capacidades e expertises que envolvam o uso de diferentes sensores, internet das coisas (Internet of Things – IoT), processamento em tempo real e em rede, integração de diferentes softwares para prover soluções inteligentes. Esse desafio visa também despertar o interesse dessa categoria de empresas de tecnologia (startups) para a relevância do mercado de Defesa, bem como aos benefícios previstos em lei para a indústria desse nicho.

Programação e Inscrições

A programação completa pode ser encontrada no site do evento http://serfa.ieav.cta.br, onde também é possível realizar as inscrições. Em virtude da necessidade do uso mais de uma plataforma web pela equipe técnica, os interessados deverão atentar para as instruções de inscrição informadas em tal site. Pode-se, ainda, entrar em contato com a comissão organizadora por meio do correio eletrônico serfa2020online@gmail.com.