Dando sequência aos webinars MundoGEO e DroneShow de 2020, acontece na próxima segunda-feira (7/12) às 14h (hora de Brasília) um evento sobre Como gerar mais rentabilidade para a cultura do Algodão, em parceria com a empresa XMobots.

A cultura do algodão e suas particularidades, permitem ao produtor o manejo de defensivos para travar o crescimento dos cultivares – para uma colheita mais limpa e maior produtividade nos primeiros ramos, assim como a estimulação para o desenvolvimento das plantas.

Sendo os defensivos agrícolas responsáveis por grande parte dos custos de produção, estudos de mercado, análises econômicas sobre rentabilidade e muita conversa com os principais produtores de algodão do país, surgiu, dentro da XMobots uma solução em sensoriamento remoto (composta por Arator, câmera multiespectral XMA e software de pós processamento XFarming) capaz de coletar e analisar dados de falhas de plantio, zonas de manejo e áreas para aplicações à taxa variável de desfolhante, regulador de crescimento e estimulante.

Através de informações sobre o índice de vegetação com diferença normalizada (NDVI – Normalized Difference Vegetation Index) podemos identificar maior ou menor presença de biomassa. Para dados bem acurados que gerem informações para tomadas de decisões assertivas, é fundamental um sistema com tecnologia RTK embarcado de dupla frequência e quadri constelações para gerar imagens precisas em escala centimétrica, e assim, gerar mais informações para o manejo das lavouras de algodão. Afinal, na safra de 2019/20 foram mais de 1,6 milhões de hectares plantados com a fibra.

Sabemos que os desafios para o aumento de produtividade são inúmeros, que tal conversarmos sobre redução de custos e aumento da rentabilidade no cultivo de algodão através da adoção de tecnologias em sensoriamento remoto?

inscricao-no-webinar

Apresentação: Éder Mima – Engenheiro Agrícola formado pela UNICAMP com especialização em Gestão de Recursos na SupAgro – Montpellier e Gestão de Negócios na ESALQ – USP. Possui experiência em Identificação de Zonas de Manejo através de dados de textura, nutrientes de solo e produtividade através de sensoriamento remoto. No INRA, na França, trabalhou com análises de solo e imagens de satélite para identificação de áreas salinas em produções de uvas destinada à vinhos. Com passagens profissionais em multinacionais nos setores de Marketing Estratégico e Consultoria de Sucesso do Cliente, aprofundo seus conhecimentos em Soja, Milho e Algodão na região Centro Oeste do Brasil. Através desses conhecimentos, veio para compor o time comercial da XMOBOTS – Maior empresa de drones da américa latina. Vislumbrando o mercado de grãos e fibras, identificou uma excelente oportunidade de levar inovação para aumento da rentabilidade nas lavouras de algodão. Dava-se início à Solução Algodão.

Registre-se agora e marque na sua agenda

Após se registrar gratuitamente, você receberá um e-mail de confirmação com o link de acesso ao webinar. Será fornecido certificado de participação a todos que assistirem o evento ao vivo.