A MundoGEO inaugurou em 2020 um novo formato de eventos online. A Maratona MundoGEO Imagens de Satélites aconteceu no dia 8 de dezembro no formato 100% online e alcançou 810 profissionais do setor, somando os inscritos na plataforma da MundoGEO e no YouTube.

O evento teve o patrocínio das empresas Maxar, Iceye, Visiona e SCCON, que apresentaram suas novidades em tecnologias e soluções.

“Este evento é mais um projeto da MundoGEO para 2021. Com este formato de evento online, a comunidade do setor tem uma oportunidade única de se atualizar com as principais novidades tecnológicas. Para o próximo ano estão previstas várias Maratonas temáticas com novidades tecnológicas e suas aplicações”

Emerson Granemann, fundador e CEO da MundoGEO


Centenas de profissionais assistiram ao vivo a Maratona pela plataforma de streaming utilizada pela MundoGEO e também pelo Canal da MundoGEO no YouTube. Este alcance deverá ser ampliado ainda mais nos próximos dias: para quem não conseguiu assistir o evento, ou para quem participou mas quer rever e compartilhar com seus amigos, o replay está disponível na íntegra.

Replay 8 de Dezembro

Abrindo o evento, Gustavo da Silveira, Engenheiro de Vendas para a América Latina da Maxar, falou sobre “Muito além da altíssima resolução – a expansão das soluções geoespaciais da Maxar em diferentes mercados e verticais”. A Maxar é uma empresa pioneira e inovadora, por isso somos líderes em conteúdo geoespacial. Formada a partir da fusão de empresas como DigitalGlobe, Radiant Solutions e SSL, a Maxar possui um amplo portfólio de ofertas que vão desde imagens de altíssima resolução até produtos derivados e análises usando técnicas de machine learning e algoritmos de inteligência artificial. Nessa sessão será apresentada uma visão geral das capacidades que essa ampla gama de ofertas permite alcança.

Na sequência foi a vez de Caio Miranda, Sales Manager Latam da ICEYE, uma empresa finlandesa que vem revolucionando o Mercado Geoespacial com o lançamento do primeiro micro satélite SAR da história. A constelação hoje conta com 7 sensores em órbita e haverá outros 9 à disposição até o final de 2020. Foram os primeiros do mundo a possibilitar a aquisição de imagens com resolução espacial de até 25 cm e em 2021 serão os únicos a fornecer monitoramento diário de áreas de interesse ao redor do globo. A empresa está entrando de cabeça também no Mercado de Respostas a Emergências Ambientais com soluções especialmente desenvolvidas para o Monitoramento de Inundações e Desmatamento.

Em seguida, representando a Visiona Tecnologia Espacial com o tema “Sistemas sensores Ópticos e SAR orbitais de alta e altíssima resoluções espaciais e suas principais aplicações” estiveram presentes: Luiz Henrique Godinho, Diretor Comercial; e Thiago Gonçalves Rodrigues, Gerente de Projetos. A apresentação da Visiona Tecnologia Espacial focou nos principais sistemas sensores Ópticos e SAR orbitais de alta e altíssima resoluções espaciais lançados recentemente e aqueles que serão lançados até o final de 2021. Foram destacadas as principais características técnicas de cada sistema, suas qualidades geométrica e radiométrica, bem como as principais aplicações que poderão se beneficiar.

Fechando o evento, Adriano Junqueira, representando a SCCON – Santiago & Cintra Consultoria, falou sobre “Tecnologia Planet para monitoramento diário do Brasil e Analytics para detecção de mudança”.

Maratona DroneShow Segurança

A Maratona MundoGEO Imagens de Satélites teve ótima receptividade, tanto do público como dos patrocinadores. O próximo evento neste formato será a Maratona DroneShow Segurança, que acontece no dia 10 de dezembro das 14h às 17h (hora de Brasília). Com o patrocínio da Inled, Nightingale Security, Aeroguard e T4 Drones, o evento vai abordar rondas de segurança, monitoramento, pilotagem especializada, integração com sistemas existentes, aderência a outras verticais, segurança dos colaboradores, compartilhamento de dados com outros órgãos, gestão com indicadores e dashboards, entre outros temas.