Em cerimônia virtual realizada em Munique, Alemanha, foram anunciados no último dia 8 de dezembro, os ganhadores do Galileo Masters,competição de inovação no setor espacial. 

A startup TideSat, formada por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto e por graduandos do Instituto de Geociências e do Instituto de Informática da UFRGS, conquistou o primeiro lugar na categoria universitária.

Saiba mais: Centro de Informações do Galileo no Brasil realiza webinar para comemorar 1 ano de atividades

Na edição de 2020, mais de 300 participantes de 33 países submeteram 130 propostas de negócios baseados em tecnologia orbital de satélites. O projeto desenvolvido pela TideSat oferece um serviço de medição do nível dos mares a distância, baseado em um sensor concebido e fabricado por pesquisadores da Universidade. O grupo recebeu um prêmio de mil euros, bem como o patrocínio de até € 62 mil para incubação e aceleração da startup.

A equipe do TideSat é composta por Douglas Bueno Leipelt, Iuri Mendonça Tinti, Manuella Anaís Rodrigues Fagundes, Maurício Kenji Yamawaki, Vitor Hugo de Almeida Junior e pelo professor Felipe Geremia Nievinski. O projeto conta com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (Sedetec) e do Centro de Empreendimentos em Informática (CEI) da UFRGS.

Galileo Masters é uma competição que reconhece projetos inovadores que utilizam dados do Galileo, o sistema de navegação por satélite da União Europeia, também conhecido como o “GPS” europeu. Participam do Galileo Masters empresas, pesquisadores, empreendedores e estudantes com novas ideias que atendam aos desafios econômicos e sociais, através dos dados de posicionamento e navegação do satélite Galileo, em áreas como a saúde, agricultura, meio ambiente, lazer, gestão de tráfego, logística, turismo, energia, entre outras.

Com informações e imagens da UFRGS

Saiba mais: Centro de Informações do Galileo no Brasil realiza webinar para comemorar 1 ano de atividades