O 10º Simpósio de Sensoriamento Remoto de Aplicações em Defesa (SERFA 2020), foi realizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv) de 2 a 5 de dezembro no formato totalmente online, corroborando com as medidas de enfrentamento à pandemia do COVID-19.

Em 2020 o evento teve alcance de 1.850 profissionais, entre os que acompanharam pela plataforma de webinar e pelo canal no YouTube.

“Foi uma grande satisfação notarmos, no formato online, o prestígio de colegas de diversos setores, público e privado, que nos acompanham desde as primeiras edições. Muito gratificante também foi interagir com os novos participantes do SERFA. Conseguimos alcançar estados brasileiros pouco comuns em nossos registros como Tocantins e Mato Grosso do Sul. Tivemos um aumento expressivo de participantes de Santa Catarina, Pará e Amazonas. Internacionalmente, pela primeira vez, atingimos outros países de língua portuguesa, como Moçambique. Na América Latina, Argentina, Colômbia e Cuba são exemplos de países alcançados. A fase acadêmico-científica do nosso evento neste ano contou novamente com o apoio da ISPRS e da IEEE GRSS, o que contribuiu para atingirmos profissionais de sensoriamento remoto em países no Oriente Médio, Ásia, África e Europa. O SERFA 2020 online foi uma experiência extremamente positiva. Promovemos a interação e a integração da tripla hélice no nosso país com as discussões e, especialmente, com o Força Aérea Pitch Challenge. A força do sensoriamento remoto nacional foi levada do Ocidente ao Oriente e para ambos os hemisférios”

afirma o Ten Cel Rafael Paes, Dr. (IEAv), Coordenador do SERFA 2020

Emerson Granemann, CEO e fundador da MundoGEO, que junto com a igloo.NETWORK realizou o evento, destaca:

“Este evento superou nossas melhores expectativas pelo número recorde de participantes, tendo em vista a programação especializada do evento. O sucesso comprova o alto nível dos palestrantes e a importância cada vez mais do IEAv no cenário do Sensoriamento Remoto no Brasil”

O tema do evento deste ano foi “Sensoriamento Remoto e Inteligência Artificial: como computação e crowdsourcing serão o futuro das tecnologias aeroespaciais”.

O SERFA foi estruturado conforme as seguintes sessões temáticas:

  • A relevância da estrutura organizacional para Inteligência Artificial e Ciência de Dados
  • Computação Quântica, GPGPU e supercomputadores: a importância do poder de processamento para Inteligência Artificial e Aprendizagem de Máquina
  • Perspectivas tecnológicas para o futuro da Mobilidade Aérea Urbana
  • Força Aérea – SERFA 2020 Pitch Challenge – “Sistemas Integradores Inteligentes: em busca de tecnologias e inovações nacionais”
  • ISPRS Summer School – Empowering Scientific Writing Skills;
  • IEEE GRSS Young Professionals – Empreendedorismo e Startups; Analytics para Detecção de Mudança usando imagens diárias de alta resolução; Abordagem GEOBIA para extração de atributos em imagens UHR e VHR.

Dos participantes do evento, 69,2% informaram gênero masculino e 30,8%, feminino. Em relação à idade: 10,94% de 18 a 24 anos; 53,21% de 23 a 34 anos; 31,13% de 35 a 44 anos; e 4,72% informaram 45 anos ou mais.

Força Aérea – SERFA 2020 Pitch Challenge

A fim de estimular a interação da tripla hélice por meio da inovação tecnológica, nesta edição do SERFA houve novamente um desafio entre startups (Força Aérea – SERFA 2020 Pitch Challenge). O desafio teve como objetivo realizar uma prospecção de soluções, serviços e tecnologias nacionais desenvolvidas na iniciativa privada que possua capacidades e expertises que envolvam o uso de diferentes sensores, internet das coisas, processamento em tempo real e em rede, integração de diferentes softwares para prover soluções inteligentes. Esse desafio visou também despertar o interesse dessa categoria de empresas de tecnologia (startups) para a relevância do mercado de Defesa, bem como aos benefícios previstos em lei para a indústria desse nicho. A empresa vencedora do desafio foi a Speedbird Aero.