As entregas por Drone despontam no Brasil e no mundo, como a promessa do futuro. As Autoridades Aeronáuticas de diferentes países têm trabalhado para viabilizar essas atividades, dentro da Regulamentação Aeronáutica, de forma segura para pessoas e aeronaves.

No Brasil, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) têm atuado de forma proativa para desenvolver o setor de Drones do país, incluindo o transporte e entrega de encomendas. A logística aérea não tripulada envolve um escopo operacional bastante desafiador: voos BVLOS (além do alcance visual do piloto), com transporte de cargas.

Em Dezembro passado, o Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) publicou, pela primeira vez no Brasil, o NOTAM que autoriza os voos BVLOS para Drone Delivery, em caráter experimental. O NOTAM (Notice to Airmen, sigla em inglês para Aviso aos Aeronavegantes) corresponde ao aviso de voo de Drone, no Espaço Aéreo onde as entregas por Drone foram autorizadas. Esta publicação está disponível em website oficial do DECEA (https://aisweb.decea.gov.br).

Os voos ocorrerão próximos ao Shopping Iguatemi de Campinas (SP). As rotas de entrega acontecem em corredores de voo protegidos, para transporte de pequenas cargas em distâncias de até 2,5km.

No ano passado, as empresas SPEEDBIRD AERO, pioneira do Drone Delivery no Brasil, e AL DRONES, especialista em Projeto & Certificação de aeronaves não-tripuladas, firmaram o acordo que permitiu obter a autorização para início dos voos BVLOS experimentais com o Drone de entregas, modelo DLV-1. A aeronave recebeu, em Agosto de 2020, seu Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE), emitido pela ANAC.

“O CAVE obtido junto à ANAC, no ano passado, foi o primeiro grande passo para o futuro do Drone Delivery. A Autorização de Voo, obtida através da publicação do NOTAM em Dezembro passado, é igualmente um marco para a Aviação do país”, destaca André Arruda, sócio da AL DRONES. “Foi realizado um trabalho intenso para Análise do Risco Operacional junto ao Controle do Espaço Aéreo. Agradecemos ao SRPV-SP, que nos auxiliou muito nesta caminhada”, ressalta André. Para viabilizar o Drone Delivery, a Segurança de Voo é fator primordial. A entrega por Drones torna-se viável com operações seguras, em relação a outras aeronaves e pessoas em solo.

Lucas Florêncio, co-Fundador da AL DRONES, ressalta: “Na iniciativa conjunta para a Autorização deste Drone Delivery, levamos em conta a Filosofia aeronáutica para o campo dos Drones. O objetivo é trazer tecnologia e prática da aviação para esses equipamentos de entrega”.

”A logística aérea não tripulada chega para complementar os outros modais de entrega, como motos, bicicletas e patinetes. Estamos muito otimistas quanto à eficiência do novo modal, os primeiros resultados em Campinas são positivos”, diz Samuel Salomão, co-Fundador da Speedbird Aero.

Equipes SPEEDBIRD AERO e AL DRONES em Julho deste ano, durante ensaios com a ANAC para autorização do Drone Delivery BVLOS

Próximos Passos

Enquanto o Drone Delivery avança como atividade, novas tecnologias abrem as portas para o futuro das entregas. Tecnologias como Identificação Remota (Remote ID) permitirão que os Drones sejam identificados através de um código único. A Identificação Remota é a chave para permitir o futuro UTM (sigla em inglês para UAS Traffic Management), ou gerenciamento de tráfego para aeronaves não tripuladas.

O DAA (Detect and Avoid) é outro conceito essencial para que os Drones deixem de estar confinados em Espaços Aéreos segregados, e possam compartilhar, futuramente, o Espaço Aéreo com aeronaves tripuladas.

“Uma malha aérea de entregas, integrada ao Espaço Aéreo, não é um sonho distante. Mas precisamos operacionalizar os aspectos de Segurança de Voo, para que esse desenvolvimento seja realizado de forma sustentável. No futuro próximo, as tecnologias DAA (Detect & Avoid) e UTM (UAS Traffic Management) devem atuar nesse sentido, permitindo expandir as operações”, aponta André Arruda.

Com o avanço da logística aérea não tripulada, as perspectivas de entrega se abrem para diferentes setores da indústria e comércio. Nesse contexto, os Drones seguem a tendência de integração ao conceito das Cidades Inteligentes. A redução dos tempos de entrega e emissões de poluentes, bem como otimização do tráfego terrestre são apenas alguns dos benefícios dessa atividade inovadora.

Mais informações:

www.al-drones.com.br
www.speedbird.aero