E quem nunca se permitiu admirar a grandiosidade do Cristo Redentor?

A estrutura está localizada no topo do Moro do Corcovado com bela vista para a cidade do Rio de Janeiro, sendo visualizada de vários pontos da cidade. O ponto turístico é parte da paisagem do Rio, incluído na lista de Patrimônios da Humanidade, sendo reconhecido mundialmente. Eleito dentre uma das maravilhas do mundo, desperta interesse, sendo visitado por milhares de pessoas.

E por tamanha notoriedade e grandiosidade a estrutura foi escolhida como palco de um projeto incrível da GeoSLAM juntamente com a CPE Tecnologia! Realizar o escaneamento a laser de toda a estrutura, tanto externa como internamente. 

A tecnologia associada nos equipamentos permitiu que o trabalho de digitalização de todo o Cristo fosse realizado por uma pequena equipe da CPE Tecnologia em apenas 45 minutos mesmo com todo o nível de detalhe da estrutura como rosto, mãos, manto, suas escadas e passagens internas estreitas, base foram capturadas com facilidade e precisão.

O ZEB Horizon é um Laser Scanner portátil que faz parte da linha ZEB da GeoSLAM. Tem seu transporte e manuseio facilitados por ser leve e compacto, possibilitando que o mapeamento 3D seja realizado durante o caminhamento do operador pelos ambientes.  A versatilidade do equipamento garante o emprego em ambientes variados, tanto em áreas internas como externas como ocorreu no escaneamento do Cristo Redentor. A tecnologia do Laser Scanner ZEB permitiu o escaneamento detalhado de toda o interior do Cristo como nenhum outro equipamento, evidenciando sua capacidade de escaneamento em áreas de difícil acesso. O resultado são mapas digitais altamente precisos e confiáveis.

Emitindo 300.000 pontos de laser por segundo, precisão de 1 a 3 cm, 100m de alcance, os detalhes da estrutura foram capturados com facilidade e precisão. Para a varredura externa, o ZEB Horizon foi acoplado em um Drone, possibilitando a captura da estrutura do ar. 

Laser scanner ZEB Horizon acoplado em Drone para escaneamento externo do Cristo Redentor

Veja o vídeo e confira a realização do escaneamento e os resultados obtidos: 

Gostou do vídeo? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos e colegas de trabalho!

Escaneamento a laser do Cristo Redentor

Quer saber como a tecnologia de escaneamento a laser pode ajudar e otimizar os seus trabalhos? Entre em contato com a CPE Tecnologia!