MundoGEO, Agência Espacial Brasileira (AEB) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) realizaram na última terça-feira (23/2) um webinar sobre a Construção e o Lançamento do Satélite Amazonia 1.

A equipe educacional da FUNCATE, ligada ao Programa Espaço, Educação e Tecnologia – E2T/AEB (parceria entre a AEB e a FUNCATE – 2017/2022), em consonância com a Diretoria de Inteligência Estratégica e Novos Negócios (DIEN) da AEB, organizou o webinar Construção e Lançamento do Satélite Amazonia 1, com o intuito de divulgar esta importante conquista do Programa Espacial Brasileiro (PEB) para a população.

Esta atividade teve como objetivo munir a população em geral com informações referentes ao processo de concepção, desenvolvimento e utilização do Amazonia 1 no âmbito da soberania brasileira. O webinar foi coordenado pelo E2T, transmitido com o apoio – já estabelecido em 2020 – da Plataforma MundoGEO e divulgado nas mídias sociais da AEB.

Com moderação de Emerson Granemann, CEO da MundoGEO, o evento teve início com Carlos Moura, Presidente da AEB, que falou sobre o momento histórico que estamos vivendo no setor espacial. Em seguida foi a vez de Adriana Elysa Alimandro Corrêa, Membro do corpo técnico da Coordenação de Satélites e Aplicações da Diretoria de Gestão de Portfólio da AEB, falar sobre a Importância de satélites nacionais, em especial o Amazonia 1 . Por sua vez, o Dr. Marcos Chamon, Coordenador de Planejamento e Monitoramento do INPE, fez a palestra com o tema “Satélite Amazonia 1: o desenvolvimento de um projeto nacional”. Fechando o evento, o Dr. Cláudio Almeida, Coordenador do Programa de Monitoramento da Amazônia e Demais Biomas do INPE, abordou o uso do Satélite Amazonia 1 na Observação da Terra.

Assista o replay do webinar na íntegra

Resultados das quatro enquetes realizadas durante o webinar:

Amazonia 1

Conforme vinculado nas grandes mídias e detalhado nos sites da AEB e do INPE, no próximo domingo (28/2) está previsto o lançamento do Amazonia 1 – o primeiro satélite de observação da terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil.

Esse satélite terá a missão de fornecer dados (imagens) de sensoriamento remoto para observar e monitorar o desmatamento especialmente na região amazônica e, também, a diversificada agricultura em todo o território nacional com uma alta taxa de revisita, buscando atuar em sinergia com os programas ambientais existentes

O Amazonia 1 será o terceiro satélite brasileiro de sensoriamento remoto em operação, juntos aos CBERS-4 e CBERS-4A, e devido à importância desse feito e das aplicações para o país, sugerimos a realização de um webinar informativo sobre o desenvolvimento, produção, testes e lançamento do satélite Amazonia 1 a ser vinculado às mídias sociais da AEB e dos parceiros.