O satélite brasileiro Amazonia 1 foi lançado com sucesso à 1h54 (horário de Brasília) do último domingo (28/2) a partir do Satish Dhawan Space Centre (SHAR), em Sriharikota, na Índia.

O Amazonia 1 é o primeiro satélite de observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil. O satélite 1 fornecerá imagens para o monitoramento ambiental e da agricultura em todo o território brasileiro com uma alta taxa de revisita.

Servirá, ainda, para o monitoramento da região costeira, reservatórios de água, desastres ambientais, entre outras aplicações. Os dados estarão disponíveis tanto para comunidade científica e órgãos governamentais quanto para usuários interessados em uma melhor compreensão do ambiente terrestre.

Pré-Evento 100% Online:
DroneShow e MundoGEO Connect, 10 a 21 de maio

Este satélite também é o primeiro construído a partir da Plataforma Multimissão (PMM), estrutura inovadora desenvolvida pelo INPE, capaz de se adaptar aos propósitos de diferentes missões e, assim, reduzir custos de projetos espaciais.

Por dentro do Amazonia 1

O Amazonia 1 é um satélite de órbita polar que irá gerar imagens do planeta a cada cinco dias. Para isso, possui um imageador óptico de visada larga (câmera com três bandas de frequências no espectro visível – VIS – e 1 banda próxima do infravermelho – Near Infrared) capaz de observar uma faixa de 850 quilômetros com 64 metros de resolução.

Sua órbita foi projetada para proporcionar uma alta taxa de revisita (cinco dias), tendo, com isso, capacidade de disponibilizar uma significativa quantidade de dados de um mesmo ponto do planeta. Esta característica é extremamente valiosa em aplicações que necessitem de uma rápida resposta, pois aumenta a probabilidade de captura de imagens úteis em situações de cobertura de nuvens.

Mais informações: www.inpe.br/amazonia1

Webinar: Construção e Lançamento do Amazonia 1

MundoGEO, Agência Espacial Brasileira (AEB) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) realizaram na última terça-feira (23/2) um webinar sobre a Construção e o Lançamento do Satélite Amazonia 1.

A equipe educacional da FUNCATE, ligada ao Programa Espaço, Educação e Tecnologia – E2T/AEB (parceria entre a AEB e a FUNCATE – 2017/2022), em consonância com a Diretoria de Inteligência Estratégica e Novos Negócios (DIEN) da AEB, organizou o webinar Construção e Lançamento do Satélite Amazonia 1, com o intuito de divulgar esta importante conquista do Programa Espacial Brasileiro (PEB) para a população.

Esta atividade teve como objetivo munir a população em geral com informações referentes ao processo de concepção, desenvolvimento e utilização do Amazonia 1 no âmbito da soberania brasileira. O webinar foi coordenado pelo E2T, transmitido com o apoio – já estabelecido em 2020 – da Plataforma MundoGEO e divulgado nas mídias sociais da AEB.

Com moderação de Emerson Granemann, CEO da MundoGEO, o evento teve início com Carlos Moura, Presidente da AEB, que falou sobre o momento histórico que estamos vivendo no setor espacial. Em seguida foi a vez de Adriana Elysa Alimandro Corrêa, Membro do corpo técnico da Coordenação de Satélites e Aplicações da Diretoria de Gestão de Portfólio da AEB, falar sobre a Importância de satélites nacionais, em especial o Amazonia 1 . Por sua vez, o Dr. Marcos Chamon, Coordenador de Planejamento e Monitoramento do INPE, fez a palestra com o tema “Satélite Amazonia 1: o desenvolvimento de um projeto nacional”. Fechando o evento, o Dr. Cláudio Almeida, Coordenador do Programa de Monitoramento da Amazônia e Demais Biomas do INPE, abordou o uso do Satélite Amazonia 1 na Observação da Terra.

Assista o replay do webinar na íntegra