O satélite Amazonia 1 opera normalmente e já captou as primeiras imagens de teste do Brasil, conforme anunciou Clezio Marcos De Nardin, o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI), na última quarta-feira (3/3) no Centro de Recepção, Controle e Rastreio de Satélites, em São José dos Campos (SP).

Siga o MundoGEO:
Instagram
Facebook
Linkedin
Twitter
YouTube

O Amazonia 1 é o primeiro satélite de observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil.

Pré-Evento 100% Online:
DroneShow e MundoGEO Connect, 10 a 21 de maio

Confira a seguir o vídeo de apresentação das primeiras imagens do Amazonia 1:

Mais informações em www.inpe.br/amazonia1

Lançamento

O satélite brasileiro Amazonia 1 foi lançado com sucesso à 1h54 (horário de Brasília) do último domingo (28/2) a partir do Satish Dhawan Space Centre (SHAR), em Sriharikota, na Índia.

O Amazonia 1 é um satélite de órbita polar que irá gerar imagens do planeta a cada cinco dias. Para isso, possui um imageador óptico de visada larga (câmera com três bandas de frequências no espectro visível – VIS – e 1 banda próxima do infravermelho – Near Infrared) capaz de observar uma faixa de 850 quilômetros com 64 metros de resolução.

É um satélite de órbita polar que irá gerar imagens do planeta a cada cinco dias. Para isso, possui um imageador óptico de visada larga (câmera com três bandas de frequências no espectro visível – VIS – e 1 banda próxima do infravermelho – Near Infrared) capaz de observar uma faixa de 850 quilômetros com 64 metros de resolução.

Sua órbita foi projetada para proporcionar uma alta taxa de revisita (cinco dias), tendo, com isso, capacidade de disponibilizar uma significativa quantidade de dados de um mesmo ponto do planeta. Esta característica é extremamente valiosa em aplicações que necessitem de uma rápida resposta, pois aumenta a probabilidade de captura de imagens úteis em situações de cobertura de nuvens.

Siga o MundoGEO:
Instagram
Facebook
Linkedin
Twitter
YouTube