A recepção no Brasil das primeiras imagens do satélite Amazonia 1 ocorreu em 3 de março de 2021. Após dois dias de testes com todos os subsistemas do satélite, a câmera WFI do Amazonia 1 foi ligada sobre o Brasil nas duas passagens diurnas. A primeira passagem, mais a leste, teve início às 9:57:27 e término às 10:08:27, horário local de Brasília, e foi recebida com sucesso pelas estações terrenas do INPE em Cuiabá e em Cachoeira Paulista. A segunda passagem, mais a oeste, teve início às 11:35:27 e término às 11:47:57, horário local de Brasília, e foi recebida com sucesso pela estação terrena do INPE em Cuiabá. As estações terrenas do INPE receberam e gravaram os dados brutos da câmera WFI, que foram processados em São José dos Campos e em Cachoeira Paulista, SP.

Pré-Evento 100% Online:
DroneShow e MundoGEO Connect, 10 a 21 de maio

As figuras a seguir mostram cinco exemplos de imagens da câmera WFI do Amazonia 1, com resolução espacial de 66 metros.

Cor real mostrando a região metropolitana de São Paulo e seu entorno
Composição colorida mostrando a região metropolitana do Rio de Janeiro e seu entorno
Cor verdadeira mostrando o reservatório de Sobradinho, Rio São Francisco, e seu entorno
Cor verdadeira mostrando ao município de Ibotirama, BA, o Rio São Francisco, e entornos.
Composição colorida mostrando a Reserva Nacional de Vida Silvestre Amazónica Manuripi-Heath, na Bolívia

Os vídeos a seguir apresentam as duas passagens gravadas pelas estações terrenas do INPE, nos quais se pode ver as faixas imageadas pela câmera WFI, na perspectiva do satélite.

Assim que terminar a fase de manobras para colocação do satélite em sua órbita nominal, o que deve ocorrer até o próximo dia 15 de março, inicia-se a fase de comissionamento da câmera WFI do Amazonia 1, com duração prevista de aproximadamente dois meses. Durante essa fase serão avaliadas a qualidade radiométrica e geométrica das imagens. Todos os ajustes necessários nos parâmetros de configuração do processamento serão feitos nesse período com o objetivo de gerar produtos de imagens com a melhor qualidade possível. Ao fim da fase de comissionamento, o satélite Amazonia 1 poderá ser oficialmente declarado operacional e as imagens serão colocadas à disposição da comunidade de usuários por meio do catálogo de imagens do INPE.

Com informações e imagens do INPE

Webinars e Lives

MundoGEO, Agência Espacial Brasileira (AEB) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) realizaram no dia 23 de fevereiro um webinar sobre a Construção e o Lançamento do Satélite Amazonia 1.

Assista o replay do webinar na íntegra

A próxima live da MundoGEO será nessa sexta-feira (12/3) às 15h (hora de Brasília) com Moisés Salgado, da Agrosatélite, e terá como tema: Imagens de satélite de alta ou média resolução – afinal, qual é a melhor?

Registre-se para assistir ao vivo