De acordo com um novo relatório de pesquisa da empresa especializada em análises de IoT Berg Insight, o mercado global de soluções de agricultura de precisão deve crescer de € 2,7 bilhões em 2020 a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR, na sigla em inglês) de 6,8 por cento para atingir cerca de € 3,7 bilhões em 2025.

Pré-Evento 100% Online:
DroneShow e MundoGEO Connect, de 10 a 21 de maio

Um grande conjunto de tecnologias são aplicadas nas práticas de agricultura de precisão, que visam gerenciar as variações no campo para maximizar a produtividade, aumentar a produção e reduzir o consumo de insumos agrícolas.

Embora, hoje, soluções como orientação automática e monitoramento e controle de máquinas por meio de visores integrados sejam tecnologias convencionais na indústria agrícola, a telemática e a Tecnologia de Taxa Variável (VRT, na sigla em inglês) ainda estão nos estágios iniciais de adoção.

A interoperabilidade entre as soluções continua sendo um desafio, embora as iniciativas de padronização lideradas por organizações como a Agricultural Industry Electronics Foundation e a AgGateway avancem.

A maioria dos principais fabricantes de equipamentos agrícolas tem hoje iniciativas relacionadas à agricultura de precisão, embora as estratégias variem bastante.

Os fornecedores líderes de soluções de agricultura de precisão incluem o maior fabricante mundial de equipamentos agrícolas Deere & Company, seguido pelos fornecedores de tecnologia de precisão Trimble, Topcon Positioning Systems, Raven Industries e Hexagon.

Os principais fabricantes de insumos, como BASF, Bayer, Corteva Agriscience e Syngenta, entraram no mercado principalmente por meio de aquisições e foco no fornecimento de ferramentas de mapeamento e suporte à decisão com o propósito de otimização de insumos e maximização de rendimento.

Um novo grupo de empresas emergiu como líderes no mercado nascente de sistemas de sensores em campo. Isso inclui Semios, Pessl Instruments com sua marca METOS, Davis Instruments e Sencrop.

Os revendedores desempenham um papel crucial no setor agrícola, pois a base de clientes está dispersa em áreas remotas.

“O ambiente tecnológico cada vez mais complexo em que os agricultores operam exige que os revendedores ofereçam uma maior extensão de serviços para integrar e apoiar a gama de soluções usadas na agricultura de precisão”

disse Fredrik Stalbrand, analista sênior da Berg Insight

Os investimentos em treinamento e suporte da concessionária permitem que as empresas forneçam ofertas completas, incluindo instalação e integração com os equipamentos usados ​​na fazenda.

“Os novos participantes são desafiados não apenas a oferecer valor para os agricultores, mas também para os revendedores. Os investimentos em parceiros serão fundamentais para a expansão ”

concluiu o Sr. Stalbrand

Baixe um resumo do relatório em: M2M/IoT Applications in the Agricultural Industry