Graças ao uso de drones e do Pix4Dinspect, a SkyVue Solutions reduziu o tempo de inspeção de uma torre de telefonia em Douala (Camarões).

A SkyVue Solutions demonstrou as incríveis vantagens de inspecionar torres de telecomunicações com drones, Pix4Dscan e Pix4Dinspect durante um teste realizado com uma torre de IHS Towers em Douala (Camarões). O teste supôs uma redução importante de tempo e de custo (um terço) de inspeção, assim como uma melhora do relatório final graças ao incremento da precisão. Tudo isso foi possível mediante o uso do Pix4D e de um drone durante a inspeção.

A SkyValue é uma empresa com sede em Camarões e nos Estados Unidos que utiliza drones para oferecer serviços técnicos a setores como telecomunicações, construção e seguros, entre outros. Dentro do projeto da IHS Towers, seu principal objetivo era testar um processo de inspeção melhorado durante a inspeção padrão de uma torre de telecomunicações com drones, gerando um gêmeo digital inteligente da torre em 3D. Um teste exitoso suporia a criação de uma torre virtual com a qual as equipes da IHS Towers poderiam medir, planejar novas instalações ou explicar tarefas de engenharia.

Riscos derivados da inspeção de torres de telecomunicações

A IHS Towers tem 2.217 torres de telecomunicações localizadas ao largo de Camarões. Sua vigilancia está a cargo da equipe da IHS Camarões, que deve inspecionar regularmente as torres para avaliar as posições das antenas, assim como para identificar possíveis defeitos ou avarias no equipamento. Porém, as torres de telecomunicações podem alcançar uma altura de 300 metros. Para realizar uma inspeção visual, é necessário que um especialista qualificado suba até em cima da estrutura, tire fotografias e realize observações visuais que são reunidas em um relatório que detalha o estado da torre.

Infelizmente, este método supõe um grande perigo para o especialista em questão, o qual pode sofrer importantes lesões em caso de cair. Da mesma forma, este tipo de inspeções consomem muito tempo, resultam custosas e, em algumas ocasiões, geram dados de pouca qualidade ou incompletos. Devido à amplitude das operações da IHS Camarões, algumas vezes a equipe depende de esboços feitos a mão das torres para fazer modificações nas antenas ou para planejar tarefas de engenharia ou manutenção. Ainda que este método suponha um menor risco para o especialista que tivesse que escalar a torre, não resulta particularmente rápido ou menos custoso. Porém, se trata de métodos mais tradicionais.

IMA INS SkyVue use case UI
Múltiplas torres por dia: o Pix4Dscan só necessita de 20 minutos de voo (uma bateria) para coletar os dados necessários para gerar um gêmeo digital
LocalizaçãoDouala (Camarões)
Equipe a cargo do escaneamentoSkyVue Solutions & IHS Towers
SoftwarePix4Dscan & Pix4Dinspect
EquipamentoDJI Phantom 4 Pro V2.0 & iPad
Tempo de processamentoDuas horas
Duração da inspeçãoUma hora
Resolução de imagem20MP

A realidade do uso de drones para a inspeção de torres de telecomunicações

Graças ao Pix4Dscan e ao Pix4Dinspect, a SkyVue conseguiu completar uma inspeção sem ter que enviar pessoal para cima da torre e sem alugar equipamento custoso. O processo de inspeção durou uma hora em vez de um dia e a SkyVue pôde utilizar a missão pré-integrada no Pix4Dscan, desenhada especificamente para a inspeção de torres de telecomunicações.

SkyVue Use Case Pix4D
Captura de imagem da interface do Pix4Dscan, enquanto a cámera fotografa uma torre de telecomunicações

Anteriormente, a SkyVue realizava a inspeção em quatro etapas: planejamento e autorização do trabalho, captura de imagens, processamento de imagens e geração do relatório. O plano de voo para torres de telecomunicações, incluído no app para iOS do Pix4Dscan, automatiza a captura de imagens, com o qual se reduz o tempo de planejamento de trabalho e de captura de fotografias em alta resolução. Da mesma forma, o Pix4Dinspect supõe uma revolução dos métodos de processamento de imagem. O software que a SkyVue costumava utilizar para o processamento requeria ingressar muitos dados manualmente, o que por sua vez aumentava as possibilidades de que os dados incluíssem erros. O novo fluxo de trabalho para a inspeção de torres de telecomunicações consome menos tempo (apenas 20 minutos de voo) e permite inspecionar várias torres em um só dia. O Pix4Dinspect é uma solução na nuvem que utiliza algoritmos de aprendizagem automática para medir antenas e identificá-las em imagens capturadas de uma altura inferior, nas quais se observam entradas das portas coaxiais sob as antenas. Este método implica um processamento automatizado mais rápido e preciso que outros métodos tradicionais e demonstra que os drones podem melhorar consideravelmente o trabalho de inspeção. Após o processamento, a equipe da SkyVue pôde agregar suas anotações a distintos elementos da torre em um navegador web.

“Este modelo 3D tão preciso da torre era exatamente o que a SkyVue queria: um gêmeo digital inteligente que exibe a altura da antena e seus ângulos (azimute, descendente, prumada).” A execução do projeto foi impecável (a exceção de um pequeno atraso provocado pela pandemia da COVID-19) e a SkyVue publicou os resultados em um informe detalhado em formato PDF (ideal para ser compartilhado facilmente com a IHS Camarões). Este teste revolucionou o trabalho de inspeção da SkyVue.

Webinar gratuito sobre inspeção

Descubra como os Gêmeos Digitais podem otimizar suas inspeções e reduzir importantes riscos. Registre-se agora

Poupar tempo e dinhero graças ao software de inspeção de torres de telecomunicação

IMA INS SkyVue use case Plan Flight Drone Pilot
A equipe da SkyVue segue o voo com o app Pix4Dscan

O uso de um software especializado permitiu à SkyVue Solutions completar sua inspeção em uma fração de tempo e reduzir os custos em um terço. Segundo a SkyVue Solutions, a captura e o processamento com o Pix4Dscan e o Pix4Dinspect são “um ponto de inflexão para o mundo da inspeção, pois foram especificamente desenhados para resolver um aspecto complicado do setor.””Foi um projeto especial para nós, pois nossa equipe pôde trabalhar em segurança. A inspeção de torres com drones nos evita por completo recorrer a pessoas para subir nas torres.” afirma Raoul Fossi, Diretor executivo da SkyVue Solutions.

Porém, a prioridade da equipe da SkyVue era diminuir o principal fator de risco que resulta da inspeção de torres de telecomunicações: “Graças à inspeção de torres con drones, evitamos por completo a necessidade de recorrer a pessoas para subir nas torres e, pelo mesmo, o risco de que se lesionem ou faleçam.”

Estas são as características do Pix4Dscan e do Pix4Dinspect que a SkyVue mais apreciou:

  • Os relatórios de inspeção automáticos, que simplificam a identificação e a marcação de defeitos.
  • A deteção automática de antenas e a avaliação de suas características para o inventário.
  • A inclusão de uma missão pré-planejada para torres de telecomunicações no app.
  • O apoio na geração de relatórios de inspeção exaustivos.

Este teste não fascinou somente a SkyVue. A IHS Camarões está avaliando aplicar este sistema em todo o país, o que suporia um importante passo, de cara, ao uso de técnicas tecnológicas de vanguarda na região. Se trata de uma conquista muito importante para a Pix4D, pois se alinha a seu objetivo de democratizar o acesso ao software de geração de produtos 3D a partir de drones em lugares do mundo onde antes não era possível.

Obtenha o Pix4Dinspect hoje mesmo. Leve suas inspeções visuais e a gestão de seus ativos a outro nível:
Mais informações
Contáte-nos