A Telespazio Ibérica, filial da Telespazio – empresa conjunta da Leonardo e Thales- é a líder do consórcio encarregado de gerenciar o novo Centro de Informação Galileo (GIC) no México, América Central e Caribe. O Centro iniciará suas operações oficialmente no final de março de 2021.

A Telespazio Ibérica dirigirá o novo GIC como líder de um consórcio composto por importantes sócios industriais e institucionais europeus e locais como Everis, Enaire, Telespazio SpA, Geotecnologías, e importantes instituições de ensino como a Universidad Politécnica de Madrid e a Universidad Nacional Autónoma de México.

O Centro, localizado na Cidade do México e com instalações de formação em Querétaro (México), é cofinanciado pela DG DEFIS (Direção Geral da Indústria de Defesa e Espaço) da Comissão Europeia e estará em funcionamento durante um período de 36 meses ampliando o ecossistema de Centros de Informação da Galileo. Ele integra-se aos outros dois Centros localizados no Chile e no Brasil, em funcionamento desde novembro de 2019. Este novo Centro contribui para as atividades de divulgação espacial da Comissão Europeia para promover os Programas Especiais da União Europeia e fomentar seu uso no mercado latinoamericano. Também contribuirá para melhorar a visibilidade da navegação por satélite europeia na região, além de auxiliar a promover a cooperação na Galileo e na EGNOS entre o ecossistema espacial da União Europeia e os atores da região, em diferentes níveis.

A equipe liderada pela Telespazio Ibérica irá obter valiosas informações sobre os mercados locais de GNSS, fazendo um acompanhamento das iniciativas locais e regionais de navegação por satélite e dos principais stakeholders. Com isso, se pretende compreender suas especificidades e necessidades e o potencial de mercado do EGNSS, proporcionando novas oportunidades para o ecossistema espacial da UE na região. O Centro oferecerá atividades de comunicação, promoção e formação especificamente adaptadas às particularidades regionais.

Os membros do consórcio possuem uma sólida experiência no desenvolvimento de EGNSS e uma presença local estratégica na região, o que constitui um valioso ativo para promover a Galileo e a EGNOS em uma zona com 117 milhões de habitantes e um mercado espacial, em grande medida, pouco explorado.

“A Telespazio Ibérica já possui um papel-chave no Centro de Serviços Galileo (GSC) de Madri, de onde opera em nome da Spaceopal (uma joint-venture entre Telespazio e a Agência Espacial Alemã DLR), sob o contrato com a GSA, para o Operador de Serviços da Galileo (GSOp). Optamos por cofinanciar este projeto com a DG DEFIS, com o objetivo de promover a Galileu no México, América Central e Caribe, considerando que sua presença nesta região tem um grande valor estratégico, tanto na promoção do uso e aplicações que a Galileu oferece, quanto na oportunidade que representa para o Grupo Telespazio”, finaliza Miguel Bermudo, Conselheiro Delegado da Telespazio Ibérica.

Leia mais:
Consórcio entre organizações europeias e brasileiras cria Centro de Informações do Galileo para o Brasil