A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) anuncia a abertura de inscrições para a seleção de astronautas.

Além de recrutar novos membros para o corpo de astronautas, a ESA também emitiu um aviso de vaga para o estudo de viabilidade do ‘Parastronauta’ para selecionar astronautas que vivem com deficiências físicas específicas.

Este projeto é o primeiro a nível global a começar a remover barreiras para que pessoas que vivem com deficiências físicas realizem uma missão espacial profissional.

“Representar todas as partes da nossa sociedade é uma preocupação que levamos muito a sério,” diz David Parker, Diretor de Exploração Humana e Robótica da ESA. “A diversidade na ESA não deve apenas abordar a origem, idade, experiência ou sexo dos nossos astronautas, mas também, talvez, deficiências físicas. Para tornar este sonho realidade, junto com o recrutamento de astronautas, estou a lançar o Projeto de Viabilidade do Parastronauta – uma inovação cuja hora chegou.”

Ambas as vagas estão abertas de 31 de março a 28 de maio de 2021 e todas as inscrições devem ser enviadas através do site ESA Careers dentro dessas oito semanas. Após esse prazo, terá início um processo seletivo em seis etapas. Espera-se que os candidatos aprovados sejam indicados em outubro de 2022.

Mais informações sobre as vagas, bem como o processo de seleção de astronautas da ESA e treino de astronautas estão disponíveis online em esa.int/yourwaytospace.