A Spectra Geospatial anunciou recentemente o lançamento do receptor GNSS SP85. O receptor adiciona novas funcionalidades e tem melhor desempenho em relação ao seu predecessor, o SP80. Ao usar o SP85, os profissionais de mapeamento preciso podem obter um posicionamento baseado em GNSS rápido e de alta precisão em todo o mundo.

A equipe da MundoGEO obteve informações exclusivas em primeira mão da Spectra Geospatial  sobre o novo receptor SP85.

Segundo a Spectra Geospatial, o SP85 rastreia todas as constelações de satélite atualmente operacionais e possui um grande diferencial em relação aos seus concorrentes, que é a tecnologia Z-Blade. Essa tecnologia permite que o receptor se posicione rastreando cinco satélites, não necessariamente da mesma constelação – exemplo: três satélites GPS e dois satélites GLONASS – o que aumenta a capacidade de posicionamento e produtividade em locais que possuem obstruções de sinal (regiões com vegetação densa, prédios, vales, etc).

Extremamente versátil, o SP85 oferece muitas possibilidades de configuração. O receptor vem com: Modem interno de celular, múltiplas portas Bluetooth, WiFi (host e / ou cliente), micro-USB, porta serial, espaço para cartão SD, duas baterias (capazes de serem trocadas individualmente sem a necessidade de desligar o receptor), PC embutido que hospeda uma interface web, e um display que é tanto indicador como controlador através de um teclado embutido.

A Spectra Geospatial informa que o receptor possui rádio UHF (opcional) que pode ser conectado ao receptor (modular), permitindo recursos de base e rover. O SP85 pode ser uma base e um rover ao mesmo tempo e a estação base não precisa necessariamente estar estática. Usando uma combinação de telefone celular e rádio, o SP85 pode receber correções através da internet (NTRIP) do telefone celular e então retransmitir essas informações para um número infinito de rovers nas proximidades, atuando como uma ponte de rádio/internet. Um rover de SP85 pode receber correções via NTRIP e do rádio ao mesmo tempo e decidir qual fonte apresenta a melhor qualidade para uso. 

De acordo com a Spectra Geospatial, o celular também pode ser usado para enviar alertas ou auxiliar no uso do equipamento. SMS e e-mails podem ser enviados pelo receptor notificando os indivíduos sobre várias condições, como bateria fraca, alta temperatura, perda de rastreamento, etc. O telefone celular pode até notificar os usuários se o receptor foi roubado. Os comandos podem ser enviados via SMS para o receptor. Esses comandos podem ser consultas como, por exemplo, “Quantos satélites estão sendo rastreados?” ou podem ser definidos comandos como, por exemplo, “Mudar o rádio para o canal 6”.

Ganhos de produtividade e redução de tempo em campo

A MundoGEO perguntou: Quais tipos de ganho de produtividade e diminuição de tempo em campo os profissionais podem esperar com o uso desse equipamento?

Segundo a equipe da Spectra Geospatial, a resposta para esta pergunta depende muito da forma como o profissional estava acostumado a trabalhar antes de utilizar o SP85. Se o usuário nunca usou um GNSS, os ganhos de produtividade serão enormes em qualquer trabalho grande que se tenha visibilidade aos satélites GNSS. A principal vantagem do GNSS sobre as técnicas de levantamento convencionais é que não há necessidade de a base e o rover estarem na linha de visão um do outro. Em trabalhos muito grandes que utilizam apenas estações totais, a estação será movida várias vezes, o que demanda maior tempo e aumenta o risco de erros. Com o GNSS, não há esse problema e na maioria dos trabalhos um único local para o receptor base é suficiente.

O SP85 agrega novas tecnologias que lhe dão grandes diferenciais, a patenteada tecnologia Z-Blade, que só os receptores da Spectra Geospatial possuem, a possibilidade de fornecer precisão fixa em tempo real sem a necessidade de uma base RTK convencional, seja via Ntrip ou através da correção diferencial via satélite Trimble RTX. Em trabalhos urbanos a possibilidade de intercalar e escolher a melhor correção para o momento do levantamento, seja ela Ntrip ou via rádio UHF, o recebimento de SMS ou e-mails vindos automaticamente do receptor, entre diversas outras funções. Tais características garantem ao usuário uma gama de opções que elevam consideravelmente a produtividade em campo e a redução de custos.

Constelações GNSS

Também perguntamos quais constelações e quantos canais o receptor SP85 rastreia e como essa disponibilidade de diferentes sinais GNSS contribui para o posicionamento preciso em qualquer parte do mundo.

De acordo com a Spectra Geospatial, como mencionado acima, o SP85 rastreia todas as constelações de satélite atualmente operacionais. Nos tempos em que apenas GPS e talvez até mesmo o GLONASS estavam disponíveis, o usuário precisava planejar seu dia em torno da geometria e movimento das constelações. Haveria pelo menos duas vezes ao dia de trabalho em que as condições GNSS não seriam ideais. Um topógrafo inteligente planejaria comer sua refeição ou fazer uma pausa durante esses intervalos de tempo. Até hoje, temos uma ferramenta chamada “Mission Planning” (Planejamento de Missão) para prever esses tempos. Mas, com o SP85, nada disso é necessário. Em todas as partes do mundo (incluindo as regiões polares), um usuário pode esperar rastrear 20 satélites ou mais a qualquer hora do dia em ambiente aberto. Mais satélites significam maior robustez, o que equivale a uma convergência mais rápida para as mais altas precisões. 

A pergunta também foi feita sobre o número de canais dentro do SP85. A resposta é 600, mas este ponto não é tão significativo. Por exemplo, se um usuário configurar a ferramenta de Planejamento de Missão, verá que o sudeste da Ásia tem a maior densidade de sinais GNSS, sendo que em algumas horas do dia é possível visualizar cerca de 60 satélites acima do horizonte. Admitindo ainda que cada sinal requer um canal e cada satélite possui três sinais, isso implicaria na necessidade de 180 canais para rastrear todos os satélites disponíveis naquele local. Logo, 600 canais são mais do que suficientes e o número de canais não tem relação com o aumento do desempenho.

Conexão

A MundoGEO perguntou à Spectra Geospatial: O grande número de métodos de conexão é considerado o diferencial desse equipamento. Como isso ajuda em áreas com baixa conectividade, como no interior do Brasil, por exemplo?

Segundo a empresa, como a pergunta indica, existem grandes áreas do planeta que não estão conectadas ao resto do mundo, ou seja, não possuem acesso à internet. O SP85 atua nessa área de quatro maneiras diferentes: Link de rádios UHF entre base e rover, correções RTX via satélite e pós-processamento dados e ainda a possibilidade de trabalhar em RTK via Bluetooth, uma solução muito versátil para trabalhos em áreas pequenas.

Os rádios UHF continuam sendo o principal meio de transmissão de dados/correções utilizados pelos usuários de GNSS RTK. Não há necessidade de assinatura, a distância entre a base e o rover pode ser de até 10 quilômetros em boas condições e a forma como o SP85 integrou o rádio o torna ideal para ambientes hostis. Os Receptores Spectra Geospatial alojam a antena do rádio interno dentro do bastão, garantindo maior segurança a antena e facilitando a locomoção do técnico, especialmente em áreas de mata.

Este receptor também é capaz de captar sinais via “Banda L”, o que significa que pode receber os serviços de correção via satélite Trimble RTX. O Centerpoint RTX é baseado em assinatura e pode fornecer 2 centímetros de precisão em quase qualquer lugar do planeta. 

Outra maneira de transmissão de correções em tempo real é através do bluetooth de longo alcance, que permite que o usuário trabalhe num raio de até 400m do receptor base. Como dito anteriormente, solução recomendada em áreas pequenas, como a demarcação de loteamentos.

E por último, o SP85 tem muita memória interna que pode armazenar meses de dados brutos para pós-processamento. O usuário pode controlar o registro de dados brutos com seu software de campo favorito, como Survey Pro, Survey Mobile (SPSM) ou Trimble Access. Alternativamente, o usuário pode acessar a interface da web de seu telefone celular via WiFi e controlar o registro por meio desta interface integrada. Ou então o usuário poderá controlar o registro de dados brutos sem nenhum coletor de dados, simplesmente utilizando os botões no painel frontal do SP85. O pós-processamento dos dados pode então ser realizado através do software Spectra Geospatial Survey Office ou o software Trimble Business Center.

Software Spectra Geospatial Survey Pro field

A MundoGEO também questionou como o software Spectra Geospatial Survey Pro Field complementa as capacidades do receptor GNSS SP85.

E, segundo a Spectra Geospatial, conforme mencionado anteriormente, por ser extremamente versátil, o SP85 pode ser controlado por diferentes softwares de coleta de dados, tanto por softwares da própria Spectra (Survey Pro, Survey Mobile (SPSM) quanto por softwares da Trimble (Access). Esses softwares são extremamente confiáveis, possuem fluxos de trabalho intuitivos e garantem a precisão e confiabilidade necessária para os trabalhos. Além disso, possuem uma série de funções e ferramentas de cálculos, que otimizam o trabalho em campo.

Disponibilidade

Perguntamos, ainda: Como os consumidores no Brasil podem saber mais sobre o receptor GNSS SP85 e entrar em contato para adquirir este produto?

No Brasil, os produtos da linha Spectra Geoespacial são comercializados em cada estado do Brasil  só pela empresa Santiago & Cintra, líder do mercado no país e que há mais de 42 anos trazendo ao país soluções inovadoras, garantindo aos usuários o que há de melhor no mundo em geotecnologias.

Mais informações aqui.